Flávio Gomes

24 de junho de 2015

Novos tempos

De Paulo Guedes, em “O Globo”: “A Polícia Federal diz ter reunido provas de que a Odebrecht pagava propina em contas no exterior para o diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque, indicado pelo PT e ligado ao ex-ministro José Dirceu’, informa a revista ‘Época’ desta semana. ‘A prisão de donos e executivos das maiores empreiteiras atinge o topo da cadeia de comando do esquema de corrupção da Petrobras e está a um passo do ex-presidente Lula’, informa a revista ‘Veja”’ Registram ambas também supostas ameaças dos Odebrecht: ‘Resolvam essa lambança ou não haverá República nesta segunda-feira’, teria dito o filho. ‘Terão de arrumar mais três celas: uma para mim, outra para Lula e outra ainda para Dilma’, teria dito o pai. É fim dos tempos para a ‘velha política’. Suas práticas já eram inaceitáveis para a opinião pública bem informada. Mas prosseguiam, estimuladas pela impunidade. Tudo isso agora começa a mudar, graças ao espírito republicano que parece inspirar um Poder Judiciário renovado. Apesar da omissão do Legislativo quanto às reformas, as mudanças na política devem ocorrer em ritmo acelerado. Pois, enquanto as práticas condenáveis para a opinião pública levam a uma erosão gradual pelas urnas, as investigações, as prisões e as condenações pelo Judiciário são como um tratamento de choque contra a corrupção…”

Avalistas

A pré-candidatura do deputado federal Paulão (PT) a prefeito de Maceió tem o respaldo de Lula, figura maior do petismo, e de Rui Falcão, presidente nacional do partido. “Cansamos de ser coadjuvantes, agora é nossa vez”, diz um petista de primeira hora, em referência direta ao respaldo que o PT alagoano sempre deu ao PMDB.

Efeitos

Disputar a Prefeitura de Maceió é, para o PT alagoano, oportunidade também de, em caso de vitória, dar um palanque próprio a eventual candidatura de Lula em 2018, sem precisar negociações. E serve, por outro lado, para garantir espaço de defesa da legenda, envolvida em casos de corrupção desde que assumiu o governo federal.

Alerta

O deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) tem abordado uma situação interessante que é prejudicial aos consumidores da Casal: todos eles pagam taxa de saneamento, mas quase nenhum é beneficiado com saneamento. Uma questão que se encaixa bem nas prerrogativas do Ministério Público e dos órgãos de defesa do consumidor.

Restrição

Em entrevista ao programa “Conjuntura”, na TV Mar, o Secretário do Meio-Ambiente de Maceió, David Maia, reafirmou que está proibido de autorizar novos licenciamentos ambientais para prédios nos bairros da orla marítima, até ser resolvido o problema de saneamento. A determinação é do Ministério Público Federal.

Posição

A jornalista Thayane Magalhães registrou, em matéria nesta “Tribuna Independente”, a posição de Heloísa Helena, favorável à discussão da diversidade de gênero nas escolas. “Sou a favor da cartilha porque o que está escrito nela são os verdadeiros valores cristãos, os valores humanos, tal qual nos ensinou Jesus”, disse a vereadora.

Presença

Diretor de desenvolvimento sustentável da Braskem, Jorge Soto falará hoje, em New York, sobre valores para as emissões de gases causadores de efeito estufa e investimentos em produtos com menor pegada de carbono. O encontro é coordenado pela Caring for Climate e integra os festejos pelos 15 anos do Pacto Global da ONU.

Opinião

Do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, sobre afirmação de Lula de que a gestão Dilma chegou ao “volume morto”: “A gente está vivendo um processo de desgaste que talvez tenha chegado ao fundo do poço. O governo está implantando medidas que não foram debatidas na campanha eleitoral. Consequentemente, houve um desgaste amplificado pela deterioração da atividade econômica.”

 

 

*A Fecomércio alerta que o comércio de Maceió funciona hoje, Dia de São João, em horário normal, mas em Arapiraca será fechado. E que na próxima 2ª feira, 29, Dia do Comerciário, o comércio de Maceió não irá funcionar, conforme convenção coletiva.

*Atrações de hoje do São João da Prefeitura, em Jaraguá: Espaço Pé de Serra – Princesa das Matas, Trio Gogó da Ema e Pindorama; palco – Elba Ramalho, Eliezer Setton, Douglas Marcolino e Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste (PB).

*Na programação de São João no Parque Shopping Maceió a atração de hoje, às 19 horas, é o sanfoneiro Anderson Fidelis, com o show “69 anos de Baião”. Na Vila Junina há barracas de comidas típicas e pista de dança. Aberto ao público.

*O Iate Clube Pajussara ainda dispõe de mesas para a tradicional “Festa dos Pedros”, que este ano será no próximo sábado, dia 27, a partir das 22 horas. As atrações são o trio “Coroas do Forró” e a banda “Forró Pesado”, de Garanhuns. Contato: 3231.8877.

*A secretaria estadual da Fazenda iniciou a notificação de 6.367 contribuintes, doadores e beneficiários para regularização do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD). A alíquota varia de 2% a 4%.

*Enquanto a Seleção ainda sofre os efeitos dos 7×1 para a Alemanha e patina na Copa América com um futebol fraco, dois grandes craques do futebol arte do Brasil se foram nos últimos dias: Zito, do Santos, e Carlinhos “Violino”, do Flamengo.

 

“O PT conseguiu reagir ao Mensalão. Mas está atônito em meio à pancadaria da Lava-Jato.”

Sibá Machado

Deputado federal do PT/AC e líder do partido na Câmara