Flávio Gomes

23 de junho de 2015

Um quadro dantesco

Do jornalista Jorge Oliveira: “… O Brasil já não suporta mais esse desgoverno petista. A violência está por todos os cantos; a inflação corrói o salário do trabalhador; a inadimplência das pessoas é a maior da última década; os preços dos alimentos nos supermercados e nas feiras estão na estratosfera; os aposentados (como sempre!) vão pagar o pato dessa administração caótica; o país está ingovernável, depois que a presidente fraudou a Lei da Responsabilidade Fiscal para aprovar suas contas; e carros e imóveis estão sendo tomados pelos bancos. O país está deteriorado e desacreditado no mercado externo. Um quadro dantesco! Pesquisas mostram que em São Paulo, o estado que concentra a riqueza do país, a rejeição ao PT já alcança os 70%. A popularidade da presidente está no chão. Ela não governa mais. Foi substituída pelo PMDB, partido que se agarra como pode para permanecer no poder. A equipe de governo é despreparada, incompetente, incapaz de formular uma política econômica e social para tirar o país do caos. O ministério da Dilma é rebotalho. É o que existe de mais insignificante do pensamento brasileiro. E depois de tudo isso, fica a pergunta: será que vamos esperar o país afundar de vez para pedir o impeachment da Dilma? Quem sair por último, por favor, apague a luz.” 

Destaque 

“Isto É” coloca Renan Calheiros novamente na berlinda. Baseada na Polícia Federal, a revista diz que o senador teria recebido R$ 30 milhões em esquema que desviou R$ 100 milhões da previdência dos funcionários dos Correios e da Petrobras. Além dele, o senador Lindbergh Farias (PT/RJ) e o deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ).

Mercado

Informa Roberto Gonçalves, em seu blog do Cada Minuto, que a Yoki Alimentos  propôs a compra da indústria de alimentos Grupo Coringa. A empresa de Arapiraca ficaria só com a indústria de beneficamente de fumo. O diretor de marketing do Grupo Coringa, Sérgio Murilo Pinheiro, confirmou o interesse da Yoki, não concretizado.

Oportuno

Muito boa a iniciativa do deputado federal Marx Beltrão (PMDB/AL) propondo, por projeto de lei, que o SUS distribua fórmula dietoterápica para bebês intolerantes à lactose e à proteína do leite e que, por isso, não podem ser amamentados. “A alternativa, geralmente à base de soja, é vendida a preços altíssimos”, justifica.

Alerta

Gestores públicos e empresários do turismo lutam para que o Porto Maceió tenha um terminal para receber passageiros de cruzeiros marítimos. Fortaleza tem um, bastante suntuoso, porém ocioso, utilizado mais para recepções sociais. O de Natal, de menor dimensão, vive o mesmo problema. Que fiquem os exemplos.

Aperto 

Em abril, a taxa média de ocupação hoteleira em Alagoas ficou em 62,92%, enquanto no mesmo mês de 2014 foi 70,89%. A queda é justificada pelos efeitos da desaceleração econômica e pelo aumento da inflação. Em Salvador, a situação é pior: nove hotéis fechados em sete meses – a média de ocupação dos maiores é de 50%.

 

Agenda

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos completa no dia 26 de junho 150 anos. A programação comemorativa começa hoje, às 9 horas, no seu auditório, com inauguração do acervo do poeta alagoano Carlos Moliterno, recitais de poesias e apresentação dos patrimônios vivos Jorge Calheiros, Jorge de Lima e Jaçanã.

 

Confissão

Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, numa rara manifestação de sinceridade e autocrítica, ontem: “O PT perdeu um pouco do sonho, da utopia. A gente só pensa em cargo, em ser eleito, ninguém trabalha de graça mais (pelo partido). Estamos querendo salvar nossa pele e nossos cargos ou criar um novo projeto?”.

 

*Foi sepultada ontem, em São Paulo, Vininha de Morais, um dos nomes expressivos do turismo brasileiro. Jornalista, presidiu a Abrajet/SP. Foi executiva de marketing de grandes grupos hoteleiros e atuou também, por vários anos, como atriz.

*A prefeita Célia Rocha e a secretária de Planejamento, Cícera Pinheiro, discutem hoje o Plano Diretor de Arapiraca. Da reunião, às 8h30m, na Casa da Cultura, participam p arquiteto Mário Aloísio, o empresário Mário Lobo e vereadores.

*Será hoje, 20 horas, na Praça Padre Cícero, a abertura dos festejos juninos no Benedito Bentes, iniciativa do governo estadual e do vereador Silvânio Barbosa. Dentre as atrações, quadrilha junina “Lapadão” e coco de roda “Reviver Alagoano”.

*O cantor e compositor alagoano Eliezer Setton é atração hoje, em Aracaju, na festa junina de Sergipe. Amanhã Setton irá se apresentar, em Jaraguá, na festa da Prefeitura de Maceió, junto com Elba Ramalho e Orquestra Sanfônica da Paraíba.

*Os servidores públicos estaduais têm um motivo a mais para aproveitar os festejos de hoje à noite, véspera de São João. É que amanhã não haverá expediente nas repartições, por ser ponto facultativo. Na próxima 2ª feira, Dia de São Pedro, também.

*O CRB deu uma respirada na tabela de classificação ao ganhar do Macaé, sábado passado, por 3×1. No sábado próximo, 27, o clube volta a jogar fora de casa, contra o Mogi Mirim, lanterna da série B, às 16h30m, no interior paulista.

 

“O governo tem de ter humildade para reconhecer que a pesquisa reflete um momento de dificuldade política e econômica”

Edinho Silva

Ministro de Comunicação Social, sobre a pesquisa Datafolha que dá 66% de rejeição à Presidente Dilma Rousseff