Flávio Gomes

19 de junho de 2015

O TCU amarelou

 

De Ilimar Franco, em “O Globo”: “O Tribunal de Contas da União (TCU) amarelou e decidiu dar mais tempo para o governo explicar as chamadas “pedaladas”. A inclinação da maioria dos ministros era não aprovar as contas do Executivo. Mas a opção foi pela cautela e a unanimidade dos ministros deu um prazo e 30 dias para que as autoridades econômicas apresentem explicações. O Planalto respira aliviado. A pressão dos ministros governistas foi mais competente que a feita pela oposição. O adiamento dá fôlego para o governo Dilma. E concede mais tempo para que o Advogado-Geral da União, Luis Adams, estruture uma defesa. Para que esse caminho fosse adotado, pesou o voto do ministro Raimundo Carrero, ex-secretário-geral da Mesa do Senado e que foi indicado por seu ex-presidente José Sarney. Relator do Orçamento de 2013, Carrero recomendou a aprovação com 40 ressalvas. O Executivo as ignorou e nunca deu qualquer satisfação ao Tribunal. E, o Congresso, por sua vez, fez o que sempre faz, engavetou a decisão. Os ministros dizem que daqui para frente tudo será diferente e que, em 30 dias, as contas serão aprovadas ou rejeitadas”.

Agenda
O governador Renan Filho reafirma seu compromisso com a região Agreste, cumprindo hoje agenda acertada durante o Governo Presente, realizado em 29 e 30 de maio, em Arapiraca. Lá mesmo, em Arapiraca, ele participará, às 10 horas, de rodada de negociações entre agricultores, Bancos do Brasil e do Nordeste e órgãos do Estado.

 

Lista

Dos três procuradores do Tribunal de Contas da lista para a vaga do conselheiro Luiz Eustáquio Toledo um é alagoano (Rodrigo Siqueira Cavalcante), um é baiano (Enio Andrade Pimenta) e o outro é pernambucano radicado há tempos em Alagoas (Gustavo Henrique Albuquerque Santos). O alagoano é o único sem apadrinhamento político.

Enfim

Finalmente a Assembleia Legislativa de Alagoas entra na discussão sobre o Canal do Sertão. Hoje, às 9 horas, por iniciativa do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), haverá audiência pública para debater a obra, em si, e os seus benefícios. Participarão representantes de órgãos oficiais, de entidades de classe e dos trabalhadores rurais.

Contestação

De Izaac Cavalcante, da CUT/AL, sobre o reajuste dos servidores estaduais: “O novo modelo de apurar os números para fazer frente às despesas com pessoal é cruel e engessa ainda mais o governo. A forma apresentada considera apenas cinco receitas para apurar o fluxo de caixa e comete o equívoco de nas despesas apresentar os 100% do duodécimo repassado aos poderes”.

Debate

A Câmara Municipal de Maceió discutirá hoje, a partir das 9 horas, em audiência pública, o Plano de Ideologia do Gênero, incluído no projeto do Plano Municipal de Educação. A iniciativa é do vereador Dudu Ronalsa (PSDB), para quem “é preciso debater a fundo o tema, já que se trata de assunto polêmico”.

Embate

Pelas redes sociais, houve convocação de pais de alunos para participação na audiência pública e manifestação em frente ao prédio da Câmara, na Praça Deodoro. Vereadores temem um confronto entre simpatizantes GLTB e esse grupo de cidadãos contrários à orientação sexual na escola para crianças.

Proposta

Do ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos: “Eu acredito que muito melhor do que a redução da maioridade penal é trabalharmos na prevenção, permitindo dar oportunidades aos nossos jovens para sair do mundo do crime e entrar no mundo do trabalho. A escola do trabalho ao lado de escola”.

 

*O Ballet Eliana Cavalcanti, um dos mais premiados de Alagoas, apresenta hoje “Aula Concerto 2015”, às 20h30m, no Teatro Deodoro.  O espetáculo inclui do clássico livre à dança de salão.  O ingresso custa R$ 10,00. Informações: 3241.1308 / 9910.3434.

*No ano de aniversário do centenário do alagoano Gerson Filho, a secretaria estadual da Cultura abre hoje a mostra “O Rei dos 8 Baixos”, que apresenta a trajetória e a discografia do compositor e instrumentista. No Museu da Imagem e do Som, 18 horas.

 

*O Sesc Alagoas anuncia para hoje, na happy hour do Sesc Poço, a continuidade da sua programação junina, com Tião Marcolino e Wilma Araújo, avisando que no dia 26 o show é com Joelson dos 8 Baixos e Geraldo Cardoso. Informações: 0800 284 2440.

 

*A cantora Sandra de Sá é uma das atrações anunciadas para o encerramento do 6º Festival de Música da Ufal, hoje e amanhã, agregado ao Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia. No Teatro Gustavo Leite, Centro de Convenções.

* A Escola de Idiomas System dá apoio ao trabalho do Hemoal, promovendo hoje uma campanha de doação de sangue, valendo matrícula na instituição. Uma unidade móvel do Hemoal ficará em frente à escola, na Rua Deputado José Lages, das 8 às 16 horas.

*O técnico Dunga atribuiu a má atuação do Brasil contra o Peru, apesar da vitória, à inexperiência do time, apesar de quase todos atuarem em grandes clubes no exterior. E a derrota para a Colômbia, com Neymar expulso, foi tudo inexperiência também?

 

“O mensalão do PT teve o julgamento e o do PSDB se encontra em gavetas e nunca será julgado. São dois pesos e duas medidas para o mesmo crime”.

Rui Costa

Governador da Bahia, do PT