Roberto Baia

16 de junho de 2015

Parceria em Major

A prefeita de Major Izidoro, Santana Mariano, recebeu, neste fim de semana, o superintendente do Banco do Brasil em Alagoas, Marcos Augusto Ticianelli, para tratar de novos investimentos para o município.

 

Laticínios

Durante o encontro foi discutida a ampliação da parceria entre o banco e a prefeitura, para capitalização de recursos com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva local, sobretudo na área de laticínios.

 

Educação

A Secretaria de Educação de Maragogi, promoveu na última quarta-feira (10), a I Conferência Municipal, que reuniu educadores e sociedade em geral, para discutir o Plano Municipal de Educação.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos e abrange, não somente a educação na rede municipal de ensino, mas estabelece diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior, dialogando com os responsáveis por esses níveis de escolarização.

 

Ano importante

Segundo o Secretário Gino César, o documento garante a identidade e autonomia do município. “Este é um ano muito importante para a educação, em função dos preparativos de seus planos decenais. Durante este evento, discutimos metas que elevem a qualidade de ensino em Maragogi”, declarou.

Na plenária final da Conferência foram votadas as propostas surgidas durante as mesas redondas, acerca dos direitos à educação e da qualidade social das políticas educacionais no município, definindo parâmetros e diretrizes para contribuir com a qualificação do processo ensino-aprendizagem.

 

“Padrinhos juninos”

A Prefeitura de Arapiraca resolveu este ano investir em um festejo junino voltado para a família. E para celebrar um momento como o São João, mesmo diante das dificuldades financeiras acometendo todos os municípios do país, a prefeita Célia Rocha optou por evento mais intimista.

O modelo adotado não compromete os cofres públicos, pois, ciente das dificuldades, a Administração Pública Municipal foi em busca de “padrinhos juninos”, como o Grupo Coringa e o Supermercado São Luiz.

 

Programação

De 12 a 29 de junho, haverá quatro polos neste “São João de Arapiraca 2015 – É Festa Para Toda Família”: no Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves; na Arena Cultural da Praça Luiz Pereira Lima (antiga Praça da Prefeitura); Sesc Arapiraca; e Parque Municipal Ceci Cunha, aqui com três dias seguidos de shows gratuitos para a população. Além disso, o arrasta-pé das nossas quadrilhas vai encantar 10 comunidades pelo 13º Concurso de Resgate às Tradições Juninas.

 

Alto Sertão

Técnicos da Gerência de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) realizaram, entre os dias 8 e 11 de junho, visitas técnicas aos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Inhapi – que estão entre os 34 regulados -, para fiscalizar o sistema de abastecimento de água, vistoriando in loco os pontos de captações, estações elevatórias, reservatórios e estações de tratamento da região.

 

Mancha escura

Na ocasião, os técnicos constataram que, após as interrupções no fornecimento ocorridas em abril e maio – decorrentes da presença de mancha escura no Rio São Francisco -, neste momento a água está sendo ofertada de forma regular e as análises realizadas semanalmente, com amostras coletadas e enviadas a Maceió.

 

Não foi dissipada

“A mancha ainda não foi dissipada, mas hoje se encontra distante 16 km da captação mais próxima. O problema maior, que é a liberação de toxinas por parte das cianobactérias eliminadas pelo cloro durante o tratamento da água, tornando-a imprópria para consumo, também pode ser solucionado em breve, já que os técnicos da Casal farão um treinamento de combate a essas bactérias em Aracaju, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que já realiza esse trabalho em seus mananciais”, explicou Antonio de Padua, gerente de Saneamento da Arsal.

 

Foi homenageada

A promotora de Justiça, Dalva Wanderley Tenório, foi homenageada em sessão solene da Câmara Municipal de Maceió com a Comenda Neide Castanha. A cerimônia, realizada no plenário da Casa de Mário Guimarães, foi proposta pelo vereador Cleber Costa (PT) e prestigiada por várias autoridades.

 

 

… Promotora Especial Criminal de Infrações de Trânsito e Crimes Contra a Criança e o Adolescente e coordenadora ministerial do programa “Com Criança Não Se Brinca”, que atua na prevenção de crimes contra a crianças e jovens, ela é uma das mais atuantes autoridades na defesa do menor em Alagoas.

 

… “Dalva é uma referência no Ministério Público brasileiro. Além do saber jurídico, ela possui sensibilidade para compreender os conflitos que enfrenta diariamente. Intransigente na defesa do meio ambiente, da criança e do idoso, ela despontou nessas esferas de atribuições e seu valor é inestimável”, afirmou Sérgio Jucá, procurador geral do Ministério Público Estadual.

 

… O vereador Cleber Costa destacou os relevantes serviços prestados pela promotora. “A comenda é o reconhecimento desta Casa por sua luta e trajetória vitoriosa, pois é importante que se saiba que existe um seguimento na defesa da criança e do adolescente, e neste caso, existe também uma heroína. O trabalho desempenhado pela promotora Dalva Tenório, tem o objetivo de assegurar um presente digno e um presente brilhante para crianças e jovens”, disse.