Roberto Baia

16 de junho de 2015

Barra /Paripueira

Em meio a um clima já de campanha política 2016, foi que ocorreu a “Primeira Cavalgada dos Amigos” no domingo último. A maratona reuniu uma infinidade de participantes, que com suas montarias partiram por volta do meio dia da Barra de Santo Antônio (depois de um farto café da manhã), rumo à cidade de Paripueira, onde lá se concentrou o ponto alto do evento. É que na orla marítima havia a presença de outro trio elétrico, muita bebida e animação de boiadeiros e outros artistas do segmento musical. “Foi uma festa topada” disse o prefeito Rogério Farias, entusiasmado pelo clima de todos, que só veio terminar por volta das 22h.  

Barra / Paripueira – política

“A festa só não agradou ao prefeito Abrahão Moura, porque ele sabe que aqui ninguém compartilha com seu modelo de governo” detonou o vereador por Paripueira, Nelsinho da Três Irmãos. “O Abrahão chegou a inventar uma festa de argolinha, paralela com a nossa Cavalgada, sobretudo convencendo o povo com churrasco e bebida de graça; tudo isso com a finalidade de ofuscar o nosso evento; porém foi uma coisa ridícula demais para ele”, criticou o parlamentar. Detalhe: Abrahão está lançando o nome da esposa Emanuela para disputar a Prefeitura da Barra contra Rogério Farias, e esse rebate anunciando a filha, Simony na disputa por  Paripueira.   

Major Isidoro

Uma verdadeira multidão tomou conta de Major Izidoro no último final de semana, a fim de prestigiar a festa do padroeiro da cidade, Santo Antônio. “Esse evento religioso é  tido  como o mais importante para os majorzidorenses, cuja cidade ficou pequena para abrigar tanta gente da região sertaneja; sobretudo na sexta-feira, quando o cantor Mano Walter e outras atrações musicais, viraram a madrugada animando uma galera que curtiu até as seis da matina”, disse o secretário César Campos. “No sábado houve pela tarde a tradicional procissão, e a noite ainda teve show em praça pública; tudo isso num clima de tranqüilidade e muita paz” destacou.    

Arapiraca –  unidos

Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas (Cosems/AL) e a Liga Alagoana de Ortopedia do Interior, resultou em um Mutirão para Triagem de Cirurgias Ortopédicas, ocorrido na tarde desta sexta-feira (12), no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), anexo ao Complexo Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca.

Arapiraca – números

Uma das propostas do mutirão é atender a demanda reprimida da área ortopédica na região, ou seja, pessoas que há meses ou até anos estão sem conseguir realizar tratamento adequado ou procedimentos cirúrgicos. Neste primeiro momento foram contemplados pacientes da VII Região de Saúde, que compreende treze municípios. Os primeiros levantamentos dão conta que mais de 90 pessoas foram beneficiadas com o mutirão.

Hospitais

O governo do estado corre contra o tempo para garanti com recursos próprios estruturar os hospitais de pequeno porte espalhados por diversas cidades do interior. A meta é dá fôlego ao HGE em Maceió que não tem dado conta da demanda existente. Por conta dessa situação, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, se reuniu com prefeitos, secretários  de saúde  onde apresentou as diretrizes do projeto.

Hospitais – mapa

Pela proposta de reestruturação os Hospitais devem ser revitalizados os serviços de estabilização, pediatria, cirurgias eletivas, centros de diagnóstico e leitos de retaguarda adulto e pediátrico.  Para isso, o Estado irá financiar reformas, adequações e ampliações estruturais, aquisição de equipamentos e repasses mensais de acordo com a produção mensal de cada unidade. 

Recado

 “Não iremos dar um banho de loja nas unidades e mascarar a realidade. O governador Renan Filho está comprometido em reestruturar os Hospitais de Pequeno Porte, mas é necessário que os gestores municipais façam a sua parte, atendendo a população e produzindo, porque é inadmissível que um paciente migre para Maceió porque em seu município não seja disponibilizado um hemograma”, recado de Rozangela Wyszomirska para 11 prefeitos que estavam presentes na reunião.

 

 

Premiação

Nesta terça-feira, em Maceió, o Banco do Nordeste realiza,  às 9h,  a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. Serão entregues troféus em reconhecimento às micro e pequenas empresas alagoanas do interior e capital que se destacaram por meio de iniciativas inovadoras e melhoria da competitividade, nos setores indústria, comércio e serviços.

Foco

A finalidade do  Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa é contribuir para ampliar a cobertura do FNE no âmbito das MPE, estimulando essas empresas a buscarem crescimento e desenvolvimento do empreendimento, seja no âmbito do desempenho econômico-financeiro, da qualidade da gestão ou de iniciativas inovadoras.

São Braz

Por determinação do desembargador Pedro Augusto Mendonça, os servidores da Educação do município de São Braz, que há dias estão fora das salas de aula, motivados pela greve articulada pelo sindicato da categoria, estão obrigados a retornar ao batente profissional.  A ordem é que se a ordem não for cumprida, o sindicato  arcará com multa diária de R$ 2.000,00 e a administração poderá efetuar descontos na remuneração dos grevistas. 

São Braz – argumento

O município ingressou na Justiça alegando que a greve, deflagrada pelo Sindicato  no último dia 3, é ilegal, pois não teria observado o percentual mínimo para manutenção dos serviços. Sustentou ainda ausência de aprovação prévia da greve em assembleia específica e impossibilidade de conceder o reajuste pleiteado pela categoria.