Edmilson Teixeira

14 de junho de 2015

Penedo

Na histórica cidade de Penedo, funcionários da rede municipal de ensino  decidiram por maioria em assembleia geral na última quarta-feira, manter a greve que já dura há dias, em virtude, segundo eles, do prefeito Marcius Beltrão, não acenar com nenhuma proposta no que diz respeito aos pleitos reivindicados pela categoria. Simplesmente eles exigem o rateio da sobra do Fundeb, a implantação do piso salarial, pagamento dos salários atrasados de dezembro de 2012, discussão da data base, a implantação da Gestão Democrática entre outros.

Penedo – ruas

Na tarde da quinta-feira, os servidores todos de pretos participaram da sessão da Câmara de Vereadores, onde foram pedir o apoio da bancada. Os parlamentares prometeram se empenhar para resolver à bronca em reuniu fechada com o prefeito. Mas o movimento ganha força neste sábado,14, quando  está programada uma grande concentração na Praça Jácome Calheiros (Imaculada), onde todos estão sendo esperados de roupa branca. De lá, eles vão seguir com faixas e cartazes pelas ruas centrais da cidade, fazendo um trabalho de panfletagem, cujo alvo é o de esclarecer a população o descaso vivenciado pela categoria, que se sente totalmente descriminada pelo gestor municipal.

Penedo – particular

Enquanto a educação penedense mantida pelo município este em baixa, por conta da greve deflagrada pelos professores, o Colégio Sagrado Coração de Jesus da rede particular, promoveu nos últimos dois dias, um grande evento para seus estudantes. Trata-se do “Seminário de Bioquímica e Sexualidade”. O tema foi: “O Mundo em Transformação e o Jovem em Ação”.  Na realidade a iniciativa teve o objetivo de conscientizar a juventude sobre os malefícios das drogas e a importância do sexo seguro.

Capela

A Prefeitura definiu a programação diferenciada do “São João Comunitário”, que começou ontem e segue neste sábado. De acordo com o prefeito Eustaquinho Moreira, por mais um ano, a festa será descentralizada e se concentrará nas comunidades. “Preparamos uma programação que está inserida dentro da cultura da nossa terra, com todo o suporte da Prefeitura e o apoio do Departamento de Cultura. E a grande novidade deste ano é o 1º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas, que será realizado na Praça Central, de 27 a 29 deste mês, com uma super estrutura de palco e arquibancada com cobertura” disse, argumentando que será  um evento mais próximo da família capelense, valorizando artistas da cidade e região.

São Miguel dos Campos

Uma verdadeira confusão foi generalizada com protesto e tudo mais, até com a queima de  pneus  por diversas pessoas que se sentiram discriminadas na manhã  quinta-feira, em frente ao Ginásio de Esportes. Isso porque durante o sorteio das 812 casas do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, muita gente que esperava está na relação, não encontrou seu nome. Alegam que fizeram o cadastro dentro de todas as normas exigidas pelo critério de entrega.  

São Miguel dos Campos- favor

O loteamento Jaci Clemente é um residencial com moradias que contam com sistema de aquecimento solar, forro em PVC e revestimento cerâmico, o que chama bastante atenção com a preocupação ambiental, além do conforto e da comodidade que as casas oferecem. 
“Estamos cumprindo o compromisso de garantir moradia digna e de qualidade aos miguelenses. As residências têm total infraestrutura e livra centenas de famílias de pagar aluguel ou morar de favor”, concluiu o prefeito George Clemente.

Joaquim Gomes

É de fazer pena a situação que se encontra o Hospital do município. Um verdadeiro estado de abandono se encontra o órgão. Somente depois que o problema foi estampado na mídia essa semana, foi o governo do Estado despertou interesse de resolver a situação. “É vergonhoso ver o nosso Hospital nessas condições” resumiu o médico Cid Fragoso, ele que por sinal já foi prefeito na década passada daquele município.

Campanha

O descarte correto das embalagens de defensivos agrícolas é uma ação importante que deve ser praticada por todos os agricultores do país. Nesta semana, a Codevasf realizou, em Alagoas, a “Campanha Campo Limpo”. A iniciativa realiza coletas semestrais de embalagens vazias de agrotóxicos e orienta os agricultores dos perímetros irrigados nos municípios de Porto Real do Colégio e Igreja Nova a utilizar os defensivos com segurança.

Santana do Ipanema

Pela segunda vez nesses pouco mais de 60 dias, o Hospital Clodolfo Rodrigues lá em Santana, promoverá mais um mutirão para tratamento de cirurgia voltado para crianças do sertão que enfrentam problemas de adenóide ou amigdalite. É que neste sábado está agendada a realização do procedimento cirúrgico em 20 crianças que são acometidas por estas doenças, mesma quantidade  realizada na primeira etapa.  Município, Estado e o governo federal são os mentores do projeto.

Encontro

Durante o dia de ontem na sede da AMA, dirigentes de Vigilância em Saúde Ambiental do Nordeste  se reuniram num encontro promovido pelo Ministério da Saúde, com o apoio da Sesau. O evento teve como finalidade,  trocar  experiências  e a criação de políticas públicas que reforcem a atuação das equipes.

Anadia – só na emancipação 

Assim como dezenas de outros prefeitos alagoanos, amparado numa recomendação do Tribunal de Contas do Estado, o prefeito Paulo Dâmaso resolveu vetar qualquer investimento financeiro da Prefeitura em festa junina este ano. “Vamos apenas incentivar e patrocinar eventos culturais e quadrilhas,”  disse o prefeito, lamentando  o clima que ficará a cidade nesse período, sobretudo para os comerciantes  que deixam de faturar com os festejos.  “Vamos compensar essa situação no dia 18 do mês que vem, quando Anadia fará 214 anos; aí iremos fazer  uma grande festa” .