Flávio Gomes

12 de junho de 2015

A exaustão do PT

Do jornalista Elio Gaspari: “… A maior crise do PT está na sua exaustão intelectual e a prova disso é o reerguimento da sua bandeira pela criação de um imposto sobre grandes fortunas. Deixe-se de lado a questão técnica. Pode ser uma boa ideia, até porque a imensa maioria dos milionários brasileiros é mão de vaca. O PT defende esse imposto desde sua criação, está no poder desde 2003 e fez rigorosamente nada. Pelo contrário. Lula corre o mundo em jatinhos de milionários, a consultoria José Dirceu assessorou a empresa de três bilionários (em dólares) da lista da revista ‘Forbes’. Já a firma do ex-ministro Antonio Palocci assessorou outro. O PT pode não ter descoberto a maneira de arrecadar impostos dos afortunados, mas mostrou-lhes como mimar petistas… Quando o PT estava na oposição e levantava a bandeira do imposto sobre grandes fortunas, isso poderia ser um projeto, ou mesmo demagogia. Hoje, é simples hipocrisia política de um partido que governa com a receita econômica defendida pelo candidato Aécio Neves. Petista gritando ‘fora Levy’ faria melhor se murmurasse ‘fora eu’… Numa das suas recentes propagandas de televisão, o PT informou: ‘Vamos para as ruas defender nossas bandeiras e nossas ideias.’ Noves fora a bandeira vermelha, não se sabe de outras. Ideias novas e boas, nenhuma’.”

Apertando, sai

As lideranças dos servidores públicos estaduais sabem o que querem, ao recusarem 4% de reajuste linear nos salários. Quando implantou a correção pela variação do IPCA, o ex-governador Téo Vilela começou oferecendo 3% e, no curso da negociação, o próprio governo admitiu que poderia chegar a mais, fechando acordo em 7%.

De muda

Teotonio Vilela Filho retornou domingo à presidência do PSDB/AL e logo depois da convenção distribuiu nota à imprensa, falando sobre a reestruturação do partido. E mais o ex-governador não disse, deixando correr a informação de que concorrerá ao Senado, em 2016. Mas se recusa a dar entrevista. “É muito cedo”, argumenta.

Acerto

O deputado federal Ronaldo Lessa, presidente do PDT/AL, agendou para amanhã visita à advogada Marialba Braga, na casa dela, em Massagueira. O encontro certamente tem a ver com a candidatura dela à Prefeitura de Marechal Deodoro, ideia lançada por alguns amigos. Marialba, que não tem filiação partidária, já foi procurada por outro grupo.

Boa causa

Hoje, 9 horas, os deputados Rodrigo Cunha (PSDB) e Jó Pereira (DEM) comandarão audiência pública, na Assembleia Legislativa, para discussão de políticas públicas de inclusão social e acessibilidade aos surdos. Participará Ronaldo Tenório, idealizador do aplicativo Hand Talk, que traduz o Português para a língua de sinais.

Vergonha

“A prioridade é o pagamento dos funcionários, quitação de débitos e funcionamento dos serviços básicos”, explica o prefeito em exercício, Manoel dos Passos, orientado pelo Ministério Público, para cancelar os festejos juninos em Viçosa. O caos foi criado pelo prefeito titular, Flaubert Torres Filho. Uma ofensa às tradições culturais de Viçosa.

Fato novo

A abertura dos festejos juninos em Maceió será dia 19, com Jorge de Altinho e Roberta Aureliano, no Benedito Bentes. No Arraial Central, em Jaraguá, os shows vão de 20 a 29, com grandes nomes da música nordestina e a novidade: além da área gratuita haverá camarotes comercializados – entrada a partir de R$ 80,00 por pessoa, por dia.

Batom na cueca

A Polícia Federal constatou: o Instituto Lula e a LILS Palestras Eventos e Publicidade, duas empresas do ex-presidente Luiz Inácio, receberam, entre 2011 e 2013, R$ 4,35 milhões da Camargo Corrêa, empreiteira envolvida na corrupção da Petrobras. Para muitos, é o início da comprovação do envolvimento de Lula na bandalheira geral.

 

*Das 20 horas de hoje até 2ª feira próxima, às 7 horas, a Rádio Educativa FM estará com sua programação totalmente modificada: só veiculará músicas regionais, em comemoração ao Dia de Santo Antônio, que se festeja a partir de hoje.

*Sugestões para se trocar o jantar do Dia dos Namorados por um pernoite com intimidade: Hotel Ponta Verde Praia do Francês (2121.0990), Iloa Resort/Barra de São Miguel (3272.1205/1115), Hotel Maceió Mar (2122.8002) e Hotel Ritz Lagoa da Anta (2121.4000).

*Festejando o Dia dos Namorados, o cantor Serginho Lamecci e banda se apresentam hoje, a partir das 21 horas, no Restaurante Namoa (Antigo Bar do Alípio), no Pontal da Barra. O repertório inclui sucessos nacionais e internacionais. Contato: 9979.5959.

*Duas entidades de classe festejam hoje o Dia dos Namorados com forró: Associação dos Procuradores de Estado, com Batoré e a banda Bora Bora, às 21 horas, na Unique; Associação dos Docentes da Ufal, também às 21 horas, no Jaraguá Tênis Clube.

*O Cine Sesi Cultural, realizado pelo SESI e idealizado por Lina Rosa Vieira, estará de hoje até domingo na histórica cidade sertaneja de Piranhas, às margens do Rio São Francisco. Sempre às 18 horas, no Centro Histórico, sempre às 18 horas.

*O artesanato alagoano participa até hoje, com esculturas em barro e madeira de mestres artesãos, da 29ª edição da Casa Cor, no Jockey Club de São Paulo. O evento tem o slogan “Yes, nós temos inspiração”. O grupo tem apoio do Sebrae/AL.

*A diretoria do CRB demitiu o técnico Alexandre Barroso, mas deveria admitir que não foi ele quem trouxe jogadores fora de forma, com mais de um ano sem atuar. Nem, também, quem tolerou excessos extracampo de muitos deles, inclusive ídolos do time.

 

“No passado, Lula engabelou o PT e se deu bem. O PT se deixou docemente engabelar por conta do sucesso. Quando a maré não ficou mais favorável, salve-se quem puder!”

Murillo de Aragão

Cientista político