Roberto Baia

11 de junho de 2015

Festa no interior

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio de seu secretário Jurandir Amadeu, divulgou, na manhã desta terça-feira (9), a programação oficial do Forroçúcar 2015, evento que vai acontecer de 23 a 29 deste mês no arraial da orla fluvial.

Apesar das dificuldades financeiras que ora vem enfrentando a Prefeitura de Pão de Açúcar, o prefeito Jorge Dantas, depois de se reunir com a comissão organizadora de eventos municipais, decidiu manter a tradição dos festejos juninos, desta vez, realizando uma programação menos arrojada, preferindo contratar atrações musicais na véspera e dia de São Pedro, com apresentações em um palco profissional também contratado pela prefeitura.

 

Grupos culturais

Já no período de 23 a 27, o público que comparecer ao arraial terá a oportunidade de assistir as apresentações de diversos grupos culturais e, ainda, aos concursos Rainha do Milho Escolar e Melhor Casal Forrozeiro, além de apresentações de quadrilhas e coco de roda.

 

Programação

Para o período de 23 a 27, o horário previsto iniciar as apresentações será 20 horas e 30 minutos. Os shows musicais programados para os dias 28 e 29 terão início às 22 horas. Já o desfile de carroças de burro está previsto para as 16 horas do dia 28.

 

 

Ligações perigosas

Não cheira nada bem a ligação entre uma servidora de Arapiraca e uma conhecida construtora da capital. Sabe-se que nessa parada existem milhões e milhões de reais. Como trata-se de dinheiro público já foi feito um alerta ao Ministério Público que promete acompanhar o caso.

 

Sétima arte

O Cine Sesi Cultural leva a sétima arte para cidades do interior do Brasil que não possuem salas de cinema ou cujas salas encontram-se desativadas. Em sua 10ª edição em Alagoas, o projeto contempla, no próximo fim de semana, de 12 a 14 de junho, o município sertanejo de Piranhas, com sessões gratuitas no Centro Histórico. O Cine Sesi Cultural é realizado pelo SESI e idealizado pela diretora de criação Lina Rosa Vieira.

 

Vida real

Tem gente que só viu cinema pela televisão. Seja na novela, quando o moço leva a moça pra sair.  Ou no filme, quando outro filme acontece. Na vida real, o cinema é ficção para a maioria das cidades do interior do Brasil. Principalmente quando se trata de cinema de rua, que ao longo das últimas três décadas, tornaram-se cada vez mais raros  e se transformaram em supermercados, igrejas, lojas de departamento e até academias de ginástica. Financeiramente mais vantajosos, culturalmente devastadores.

 

Nas cidades

Na contramão dessa tendência, o Cine Sesi Cultural desbrava as estradas dos estados brasileiros levando cinema de qualidade para municípios que não têm mais ou nunca tiveram salas de exibição. Em Alagoas, o projeto já esteve em cerca de 80 cidades e atingiu um público de mais de 750 mil pessoas, em nove edições. De volta ao Estado mais uma vez, o Cine Sesi percorrerá vinte cidades do interior alagoano, até outubro, com apresentações às sextas, aos sábados e aos domingos, quando serão sempre exibidos curtas e longas metragens. Tudo de graça.

 

Célia em Maceió

A prefeita de Arapiraca Célia Rocha (PTB) e o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Ricardo Teófilo, participaram ontem, quarta-feira (10), da solenidade de abertura do 49º Encontro Nacional de Detrans, realizado no Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento se estenderá até esta quinta-feira (11) na capital alagoana.

 

Convênio

Na ocasião, Célia Rocha assinou convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a respeito de investimentos em educação e segurança no trânsito da capital do Agreste.

 

Festa junina

Arapiraca já está começando a vivenciar o sentimento dos festejos juninos com toda a preparação que há nos bastidores. A cidade terá quatro polos de eventos, além de arraiais comunitários em 10 localidades.

Até esta quinta-feira (11) estarão abertas as inscrições gratuitas para o Concurso de Quadrilhas Juninas Matutas e Estilizadas 2015, que acontecerá na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Rua Manoel Cazuza, bairro de Santa Edwiges.

A festa é uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), e Sesc Arapiraca.

 

 

 

… A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, está disponibilizando mais um serviço para orientar os contribuintes e à população.

 

… A partir desta quarta-feira (10) está em atividade o e-mail: consulte@financas.arapiraca.al.gov.br.

 

… Contabilistas e pessoas físicas e jurídicas podem enviar perguntas acerca da legislação municipal na área de finanças públicas e tributação.

 

… Uma equipe de profissionais da secretaria está a postos para responder quaisquer dúvidas no setor, bem como esclarecer dúvidas sobre a aplicação da legislação relacionada à sua atividade econômica e social.