Roberto Baia

10 de junho de 2015

Outro Júlio Cezar

O vereador palmeirense Julio Cezar, que um dia tucanou ao lado do ex-governador Téo Vilela e do prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, já não come no mesmo prato dos ex-aliados políticos e hoje alça voo próprio. Cezar é candidatíssimo ao cargo de prefeito da terceira maior cidade do interior alagoano e promete, com a experiência de um ex-candidato governista, mesmo que “liso”, botar “pocando” nas pretensões de gente grande.

Ao que parece, Julio não está pra brincadeira. Durante longos oito anos que esteve com Téo Vilela e outros tantos ao lado de Ribeiro sabe como ninguém como funciona o “beabá” dos bastidores da política partidária.

Em tempo: Júlio obteve mais de 101 mil votos nas eleições para o governo de Alagoas, apesar do acanhado apoio financeiro dos tucanos.

Se é que houve apoio financeiro…

 

Encontro dos Mestres

A satisfação do dever cumprido. Era o que parecia estampado nos rostos de mestres artesãos dos municípios de Pão de Açúcar, Belo Monte e Batalha, reunidos no domingo (7), último dia do projeto “Encontro de Mestres”, que ocorreu no povoado Ilha do Ferro, às margens do rio São Francisco, em Pão de Açúcar.

A ação – coordenada pelos artistas visuais Dalton Costa e Maria Amélia Vieira – foi mais um empreendimento cultural do museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea junto a esses talentosos artistas do Sertão alagoano. Patrocínio da Caixa Econômica, com apoio do Sebrae.

 

Trocando ideias

Reunidos na casa do artista Valmir Lima – no ateliê que ele herdou do sogro, o mestre pioneiro Fernando Rodrigues (1928-2009) –, estiveram trabalhando e trocando ideias, colaborando mutualmente, os artistas da Ilha do Ferro, além de Valmir, Zé de Tertulina, Vandinho, Aberaldo Sandes e Neto; Petrônio Farias, do assentamento Riacho Grande, e Clemilton Silva do povoado vizinho Mata da Onça. De Belo Monte, Jasson, e de Batalha, Chico Cigano.

 

Foi divertido

Foi uma festa ou – como declarou Petrônio – foram umas boas férias. “Eu tirei férias. Foi divertido, curtindo a vida e conhecendo esse pessoal, aprendendo e dando sequência ao trabalho. Trabalhando e se divertindo”, disse o mestre que, no ano passado, foi escolhido por uma comissão do museu Théo Brandão de Folclore e Antropologia como “artista do ano”.

 

Novos artistas

“Esse é o tipo de atividade que deveria ser estimulada nas escolas do governo municipal – dessa forma, surgiriam muitos novos artistas. Alagoas tem demonstrado um grande potencial, especialmente sobre essa arte mais rústica. Em outros Estados, os artistas querem elaborar demais. Mas para quê dar outra forma ao que já é belo por Natureza?”, discorre Petrônio, referindo-se à essência do trabalho que boa parte dos artistas pãodeaçucarenses é adepta, ao esculpir em madeira seguindo as formas originais dos troncos, galhos e raízes, que vão despertando neles a lembrança de onças, cobras e tatus, entre uma infinidade de criaturas imaginadas e transformadas em bancos, cadeiras ou simplesmente “bonecos”.

 

Saúde

A Prefeitura de Maragogi encaminhou à Câmara Municipal o projeto que prevê a administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A medida é uma alternativa para acelerar a abertura do serviço e deverá entrar na ordem do dia na sessão da próxima quinta-feira (11).

 

Novos equipamentos

Entregue ao município no final de 2014, na gestão do ex-governador Teotônio Vilela, a unidade vem recebendo lotes de equipamentos quase que semanalmente. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Rosana Rios, os móveis de grande mobília estão em fase de finalização para entrega.

“Já temos grande parte dos materiais e equipamentos, agora é aguardar que os nobres vereadores aprovem o projeto que visa implantar essa nova forma de gerenciamento, que tem como objetivo, reduzir custos, e, principalmente, oferecer qualidade de serviço à população”, argumenta.

 

Entidade privada

A Prefeitura quer o local sob a administração de uma entidade privada sem fins lucrativos, com o intuito de repetir a fórmula e os resultados obtidos em várias outras unidades do país. Após aprovação do projeto na câmara municipal, será lançado um edital de chamamento, para atrair os interessados em gerir o novo estabelecimento de saúde.

 

Plano de trabalho

As entidades interessadas deverão comprovar experiência na gestão de serviços de saúde em urgência e emergência, também na atenção básica e especialidades e serão obrigadas a apresentar um plano de trabalho, uma descrição técnica das atividades assistenciais previstas, além da organização funcional e operacional para a proposta.

 

Trânsito

Atualizar-se. Ação necessária para qualquer profissional se manter competitivo no mercado de trabalho. Assim foi a determinação da prefeita Célia Rocha (PTB), que deu o aval para a Prefeitura de Arapiraca realizar uma capacitação sobre Legislação de Trânsito para os Agentes de Autoridade de Trânsito (AAT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O curso acontece de 8 a 19 deste mês no auditório da Escola de Governo pela manhã e tarde, no bairro Santa Edwiges.

 

 

 

… Para Célia Rocha, as questões do trânsito têm alertado autoridades do mundo inteiro, principalmente pelas mortes que acontecem diariamente, inclusive no Brasil.

 

… Dados do Instituto Avante Brasil apontam o país como o quarto do mundo com maior número de mortes no trânsito. O Brasil fica atrás apenas da China, Índia e Nigéria.

 

 

… “Como gestores, temos que nos preocupar com a situação do trânsito que a cada dia se torna um desafio para todos nós. Essa capacitação dos agentes é de extrema importância para que eles possam acompanhar as mudanças na Legislação e lidar da melhor maneira possível com a população no seu dia a dia”, frisou Célia Rocha.