Flávio Gomes

10 de junho de 2015

Cenário nebuloso

De Octávio Costa, no “Brasil Econômico”: “Começa na quinta-feira, em Salvador, o 5º Congresso Nacional do PT. Como o partido de Lula vive dias muito difíceis, com imagem bastante desgastada, cresce a expectativa sobre os rumos que serão apontados pelas delegações estaduais. Dá-se como certo que a política econômica ortodoxa do ministro Joaquim Levy será alvo de fortes críticas… Se a situação está ruim hoje, o que esperar dos próximos meses? Estudo da Anfavea mostra que 25 mil metalúrgicos estão em regime de layoff, férias coletivas e licenças neste mês. Estas medidas foram adotadas pelas montadoras para conter a produção e regular o estoque… Tanto o cenário é nebuloso que os economistas ouvidos pela pesquisa Focus do Banco Central voltaram a rever para pior suas estimativas sobre o PIB e a inflação. Pela oitava semana consecutiva, a previsão de inflação subiu, agora de 8,39% para 8,46%. E a projeção de crescimento negativo do PIB arredondou-se de 1,27% para 1,3%. Diante destes números, serão inevitáveis os ataques de dirigentes petistas à atual política econômica. Sabe-se que o presidente do PT, Rui Falcão, fará o que for possível para conter os ânimos de seus correligionários. Certamente, ele vai exigir apoio do 5º Congresso à política econômica do governo Dilma. Mas Rui é homem de partido e não deve pôr a mão no fogo por Levy, um estranho no ninho”.

Teste

Renan Filho sentirá hoje, com a repercussão da posição do governo sobre o reajuste dos servidores públicos, se a estratégia da sua equipe para a questão vai conseguir ser agradável a todas as correntes. Pela expectativa até ontem, é possível que, como sempre, a insatisfação seja externada pelo menos por boa parte do funcionalismo.

Denúncia

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB), ex-prefeito de Coruripe, cobra maiores recursos para a saúde dos municípios. Mas diz em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que Maceió não tem do que se queixar, pois devolve dinheiro da saúde à União. O programa vai ao ar hoje, depois do meio-dia, com reprises.

Proposta

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, considera prioritário para nossa economia a recuperação do complexo sucroalcooleiro. Que, para ele, deveria ser transformado em complexo sucroenergético. É o que revela na mais recente edição da revista “Alagoas S.A.”

Afinidade

O novo presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, não é alagoano, como o antecessor Vinícius Lages, mas poderá contribuir bastante com o turismo do Estado. É que ele é amigo de Jair Galvão Neto, secretário de Turismo de Maceió. Trabalharam juntos, por algum tempo, quando atuavam no Ministério do Turismo.

Virou festa

Estão abertas, somente até hoje, no site do Sisu, as inscrições para o curso de Medicina da Ufal em Arapiraca. Das 30 vagas, 12 serão preenchidas na forma da Lei de Cotas. É o 6º curso de Medicina em Alagoas. Já os da Ufal Maceió, Uncisal, Unit, Cesmac e Maurício de Nassau. E breve virá o 7º, em São Miguel dos Campos.

Abertura

Não vingaram, principalmente por conflitos de interesses locais, as tentativas de fusão do PTB com o DEM e do PPS com o PSB. Mas em Brasília se dá como muito provável a criação do PL, iniciativa de Gilberto Kassab, que há poucos anos criou o PSD. Já são vários os políticos alagoanos interessados em aderir à nova legenda.

Como nós

Declaração de Michelle Bachelet, presidente do Chile, sobre o apartheid nas escolas: “Temos uma das educações mais segregadas. Os ricos estudam com os ricos, os pobres com os pobres. Venho de outra época. Estudei num liceu público, onde havia todo tipo de gente”. Qualquer semelhança com o Brasil é mais que mera coincidência.

 

* A SMTT fará as últimas audiências públicas nos bairros sobre licitação do transporte coletivo: hoje, 9 horas, na Escola Theonilo Gama, Jacintinho; amanhã, 9 horas, no Ginásio do Colégio Fantástico, em frente ao Terminal Integrado do Benedito Bentes I.

*O advogado Fernando Maciel, que tem quatro livros sobre temas jurídicos, lança hoje o seu segundo livro de poesia: “Poemas ilegais e outros versos”, de conteúdo erótico. Às19 horas, no auditório do seu escritório, na Avenida Álvaro Calheiros.

*O Pajuçara Praia Hotel, na Avenida Antônio Gouveia, orla de Pajuçara, reúne hoje a comunidade lusa e simpatizantes para festejar o Dia de Portugal com um “Jantar Português”, no Restaurante Eça de Queiroz, a partir das 18 horas. Contato: 4009.1121.

*O projeto “Teatro Deodoro é o Maior Barato” apresenta hoje o show “Raízes 2015”, com a cantora Milane Hora. Às 19h30m, no Teatro Deodoro, com ingresso a R$ 10,00. Informações: 3315.5656 / 9936.8281 / www.teatrodeodoro.al.gov.br.

*A Controladoria Geral do Estado, em parceria do Tesouro Nacional, promove a II Semana Contábil e Fiscal para Estados e Municípios (Sefecom). O evento ocorre do dia 15 a 19 de junho, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (Unit).

*O São João de Arapiraca este ano terá quatro polos de eventos e começa no dia 15 de junho, com festas em 10 comunidades do município. A orientação da prefeita Célia Rocha é fazer com que o arapiraquense curta os festejos na sua própria terra.

*O jogo Barcelona 3 x 1 Juventus, sábado passado, estava 1×1, na metade do 2º tempo, e o árbitro deixou de dar pênalti claro contra o Barcelona. Convertido em gol, mudaria a história do jogo. Como o Barcelona venceu, ninguém fala mais nisso.

“Há um sentimento grande do potencial de crescimento do partido pela percepção de que muito provavelmente elegeremos o próximo presidente da República”

Teotonio Vilela Filho

Presidente do PSDB/Alagoas