Roberto Baia

9 de junho de 2015

Atingiu o objetivo

Com 57 equipes de saúde atuando nos postos e em campo, a cidade de Arapiraca, com apoio da prefeita Célia Rocha, conseguiu ultrapassar a meta estabelecida para combater os males da gripe Influenza (H1N1).

Durante todo o mês de maio, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estiveram focadas na campanha, que tinha como objetivo alcançar mais de 48 mil pessoas, o que representa 80% da população aptas a serem vacinadas.

 

Mobilização

Com os esforços dos departamentos mobilizados – houve um Dia D para o combate à Influenza no dia 9 de maio com ações em todas as UBS do município –, Arapiraca atingiu 83,87% de cobertura, dividida por grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos; as mulheres após 45 dias após o parto; gestantes; indígenas; idosos; trabalhadores da saúde; pessoas com doenças crônicas; e detentos e funcionários do sistema prisional. Os dados são do Programa Municipal de Imunização.

 

Infecção viral

De trato simples, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. No entanto, ela pode ter complicações graves e até matar, se não acompanhada por especialistas.

A campanha teve a meta de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus H1N1.

Sem água

A informação está no site arapiraquense 7segundos: A partir das 4h da madrugada desta terça-feira (9) a população de vinte e três bairros de Arapiraca terão o fornecimento de água suspenso durante três dias. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que o corte no abastecimento é em função dos serviços de manutenção no antigo sistema coletivo do Agreste.

 

Outras cidades

Além dos vinte e três bairros que estão inseridos na chamada parte baixa de Arapiraca, os moradores dos municípios de São Brás, Campo Grande, Feira Grande e Olho D’Água Grande, também serão afetados com a suspensão no abastecimento. Os municípios de Craíbas, Coité do Nóia e Igaci, além da parte alta de Arapiraca, terão fornecimento normal.

 

Manutenção

Segundo Marcos Costa, gerente de operações da Casal na região do Agreste, serão realizados serviços como troca de equipamentos, recuperação da adutora e da Estação de Tratamento, entre outros serviços. O prazo de 72 horas termina as 4h da madrugada da sexta-feira(12), mas os vão trabalhar para tentar antecipar a normalização do abastecimento.

“ A previsão é de 72 horas, mas vamos nos esforçar para que os trabalhos se encerrem o quanto antes, pois sabemos da necessidade da população”, afirmou o gerente.

 

Bairros afetados

Bairros de Arapiraca afetados com o suspensão do fornecimento de água: Baixão, Boa Vista, Brasília, Cacimbas I e II, Canafístula, Centro, Guaribas, Itapuã, Jardim Tropical, Manoel Teles, Nova Esperança, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Ouro Preto, Poço Frio, Primavera, São Luiz I e II, Verdes Campos, Brisa do Lago, Zélia Barbosa, além do Sítio Alazão).

 

Campo Alegre

Dentre as diversas obras inauguradas durante as comemorações pelos 55 anos de emancipação política de Campo Alegre, o município ganhou a Unidade do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, entregue a população na sexta-feira cinco de Junho. Local de referência para procedimentos complexos de odontologia e que amplia o acesso aos usuários da rede pública de saúde.

 

 Saúde bucal

O Centro de Especialidades Odontológicas chega ao município através do Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal, programa do governo federal que visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira.

 

 Tratamento gratuito

“Esse programa amplia o acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Poderemos, com o CEO, ampliar os tratamentos e abrir o leque de serviços do setor”, comentou a prefeita Pauline Pereira.

 

 Compromisso

 “Só conseguimos essa realização graças ao compromisso da prefeita Pauline Pereira com a saúde dos seus munícipes, Campo Alegre passou em sua gestão de 02 para 10 consultórios odontológicos, o que credenciou o município a ser contemplado com o CEO através do programa Brasil Sorridente”, destacou Tereza Cristina, coordenadora de Saúde Bucal do Município.

 

… A equipe de profissionais será composta por cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal, além do pessoal do administrativo e recepção. A Unidade conta com quatro consultórios odontológicos, sala de esterilização, banheiros, copa e cozinha para o uso dos funcionários.

 

… O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), participou, na segunda-feira (08), do I Fórum Parlamentar do Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, India, China e África do Sul. Parlamentares dos cinco países se reuniram em Moscou, na Rússia, um mês antes da VII Cúpula que vai acontecer nos dias 8 e 9 de julho em Ufá, também na Rússia.

 

… Entre as propostas defendidas, estão a reforma da ONU e a criação de uma Assembleia Parlamentar do Brics para promoção de um contato permanente. Em mensagem enviada ao Fórum, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que estabelecer um diálogo direto, multilateral entre legisladores é um passo oportuno e importante no desenvolvimento do bloco e para aumentar a influência do Brics no cenário mundial.