Roberto Baia

7 de junho de 2015

Pagamento dos servidores

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, prossegue com o cronograma de liberação do pagamento de salários dos servidores públicos.

De acordo com o secretário de Finanças, Lucas Leão, o cronograma está sendo cumprido com base na determinação da prefeita Célia Rocha para pagar os salários em dia.

 

Demais servidores

No sábado (30) foram liberados os pagamentos de salários até R$ 2 mil reais para os servidores efetivos da Educação, bem como os aposentados, pensionistas e servidores efetivos de outras secretarias que recebem até R$ 2 mil reais.

Lucas Leão adiantou que, a partir do dia 10 deste mês, será liberado o pagamento para o restante dos servidores municipais.

 

 

Lagoa da Canoa

Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito de Lagoa da Canoa, Álvaro Melo (PMDB), e o secretário municipal de Agricultura, Jorge Tomé, anunciaram a entrega de, aproximadamente, seis mil quilos de sementes aos agricultores familiares do município.

As sementes foram adquiridas através de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e deverão contemplar cerca de vinte e duas associações da zona rural.

 

Inverno

As sementes já estão no município e deverão ser distribuídas nos próximos dias casa a casa e de forma igualitária aos pequenos agricultores canoenses. Ao todo serão 3.150 quilos de sementes de feijão de arranca, 1.080 quilos de feijão de corda e 2.300 quilos de sementes de milho.

“Estou muito feliz em poder entregar essas sementes aos agricultores familiares de nosso município, que já começam a preparar suas roças com a aproximação do inverno”, frisou o prefeito Álvaro Melo.

 

Meio ambiente

Embalagens vazias de defensivos agrícolas podem representar uma ameaça ao meio ambiente se não forem recolhidas de maneira correta. Por essa razão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza na próxima semana, em Alagoas, mais uma etapa da Campanha Campo Limpo, que orienta agricultores dos perímetros irrigados do Boacica, em Igreja Nova, e do Itiúba, em Porto Real do Colégio, sobre o descarte correto das embalagens.

 

Embalagens

A campanha recolherá embalagens vazias de defensivos agrícolas na terça-feira, 9 de junho, das 9h às 16h, no perímetro irrigado do Itiúba; o ponto de entrega será a sede do Distrito de Irrigação do Itiúba (Dipi), organização que representa os agricultores. Na quarta-feira, 10 de junho, entre 9h e 16h, será a vez dos agricultores do perímetro irrigado do Boacica se desfazerem corretamente das embalagens; eles devem se dirigir com o material à sede do Distrito de Irrigação do Boacica (DIB).

 

“Campo Limpo”

De acordo com o chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da Codevasf em Alagoas, Pedro Melo, essa é a terceira etapa da campanha em que há recolhimento de embalagens.

“A Campanha Campo Limpo consiste em um dia para que os agricultores do Boacica e do Itiúba descartem corretamente as embalagens de agrotóxicos, semestralmente, sem o risco de ficar com esse estorvo em casa. Em dezembro faremos mais uma ação de recolhimento”, explica Melo.

 

Natureza mais limpa

 “O objetivo principal da campanha é promover uma natureza mais limpa, uma melhor qualidade da água. Se essas embalagens ficarem no campo, terminarão nas áreas de várzea do rio São Francisco, contaminando o solo e a água. E o que é mais perigoso é que as pessoas reutilizam essas embalagens para outros fins. Assim, estamos tirando as embalagens do campo para dar um fim correto a elas”, acrescenta Pedro Melo.

 

Medicina

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 começam nesta segunda-feira, 8. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aderiu a esse 2º processo seletivo com oferta 30 vagas para a primeira turma do curso de Medicina do Campus Arapiraca. Já a partir dessa seleção, os alunos do interior de Alagoas poderão concorrer às vagas da Ufal, utilizando-se do Critério de Inclusão Regional, uma espécie de bônus destinado a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas ou particulares do interior do Estado. Isso significa um acréscimo de 10% da nota final do Enem 2014, dos candidatos que residem naquela região.

 

Bônus de inclusão

Ao todo, são quase 70 municípios do interior de Alagoas que estão relacionados na Resolução do Consuni. “Os candidatos que optarem por esse bônus de inclusão regional não terão direito a concorrer pela Lei de Cotas. Dessa forma, para os cursos ofertados no interior de Alagoas, além da ampla concorrência e Lei de Cotas, teremos mais um grupo de candidatos na disputa pelas vagas do Sisu. Mas é necessário atentar para a comprovação no ato da matrícula: se as informações prestadas na inscrição do Sisu não forem comprovadas, o candidato perde a vaga”, revelou Amauri Barros. Veja a lista das cidades na resolução 22/2015 do Conselho Universitário (Consuni).

 

 … Do total das 30 vagas destinadas ao curso da Ufal, 18 serão destinadas à ampla concorrência e 12 são para reserva de vagas, em atendimento a Lei de Cotas.

 

… Mesmo que o curso de Medicina de Arapiraca seja o único da Ufal com inscrições abertas para esse 2º Sisu 2015, os candidatos de Alagoas poderão escolher cursos de outras universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológicas espalhadas pelo país.

 

… A pesquisa da intenção de compras para o Dia dos Namorados, em Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), aponta que 54% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A data é considerada a terceira melhor para o comércio varejista, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. 

 

… O levantamento aponta ainda que 35% dos entrevistados não vão comprar pelos seguintes motivos: não têm a quem presentear (18,6%); estão mais cautelosos (18%); estão endividados (16,3%); falta de costume em presentear (14,6%) e estão desempregados (14,1%).