Roberto Baia

3 de junho de 2015

A guerra começou

Após superar a crise que se abateu sobre a sua administração, que culminou com atraso de salários, a prefeita Célia Rocha ganhou um novo fôlego e tomou as rédeas da administração com apoio do filho Daniel Rocha, que apesar de jovem tem uma boa bagagem e larga experiência na vida pública. Daniel já foi vereador e secretário municipal de Arapiraca em duas gestões.

 

Fogo amigo

Célia Rocha, no entanto, não pode se desvencilhar do seu ritmo de trabalho, mas deve estar atenta a algumas manobras políticas dentro da própria casa. Vejamos: O vice-governador e atual secretário de Educação, Luciano Barbosa, mantém os tentáculos firmes e fortes na sua administração com o habilidoso vice-prefeito, Yale Fernandes, que é do mesmo partido de Barbosa, o PMDB. Fernandes, por sua vez, controla algumas Secretarias, como a de Comunicação – por exemplo, e possui bases sólidas no primeiro e segundo escalão do governo.

 

Sede de poder

Como profissional da política partidária, Luciano tem sede de poder e sonha voltar a controlar a Prefeitura mais importante do interior. Se a prefeita não estiver bem na condução da administração municipal ele não hesitará em empurrar goela abaixo o seu candidato. O problema, no entanto, é como controlar o governador Renan Filho, que já estendeu a mão para a prefeita arapiraquense e estão se transformando em grandes aliados.

 

 

Novos nomes

Para conquistar a reeleição, a prefeita Célia Rocha deve estender a sua batalha para fora das paredes do Centro Administrativo. Atualmente, dois nomes despontam como pré-candidatos a prefeito: empresário Adoniran Guerra e o deputado estadual Tarcizo Freire. São nomes, sem dúvida, que devem ser levados a sério, pelo poder de fogo que possuem.

 

Poder de fogo

Adoniran Guerra ganhou notoriedade por ter sido o principal articulador da construção do Arapiraca Garden Shopping e pela amizade com grandes empresários de dentro e fora de Alagoas. Freire, por sua vez, é um político popular, corajoso e sem medo de falar a verdade. Foi vereador por cinco mandatos e se elegeu deputado estadual praticamente sem apoio financeiro. Dependendo das circunstâncias políticas, Freire poderá ser um grande aliado da prefeita. O detalhe é que ele não simpatiza com o todo poderoso Luciano Barbosa, a quem tem feito críticas abertamente.

 

Todo cuidado é pouco

Pelo sim, pelo não, apesar do apoio do filho Daniel, Célia tem que ter o maior cuidado dentro da própria administração. É lá onde, sem dúvida, mora o perigo.

 

Quem é Yale?

O publicitário Yale Fernandes é de uma família tradicional de Arapiraca e chegou a ser vice-prefeito por intermédio da própria prima-prefeita Célia Rocha, contrariando o “aliado” Luciano Barbosa que queria como vice o sócio Paulo Sérgio, ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas. Célia conseguiu se eleger numa difícil disputa, cheia de altos e baixos. Mas logo teve uma decepção: o seu vice mergulhou de cabeça nos braços de Barbosa. Hoje eles são como irmãos siameses em se tratando de interesses pessoais e políticos.

 

 

 

 

Maceió

Lamentando que a prática dos trotes telefônicos ainda seja constante na capital, a Vereadora Fátima Santiago propôs uma audiência pública para discutir o tema, no próximo dia 11 de junho às 9h, no plenário da Câmara Municipal.

A iniciativa tem por objetivo, colher dados importantes dos malefícios da prática com as autoridades pertinentes e demais convidados. “Quando um veículo e os policiais se deslocam para atender uma falsa chamada, em razão do trote, deixam de prestar atendimento adequado a uma ocorrência real e, muitas vezes, deixam de salvar vidas”, considera Santiago.

 

Pão de Açúcar

 

Com o Auditório João Lisboa lotado, o prefeito Jorge Dantas participou, a terça-feira (02), à noite, da abertura oficial da 3ª Conferência Municipal de Educação, que tem como tema “Planejando a Próxima Década da Educação Municipal”.

Jorge Dantas discursou e falou sobre a importância da educação e os avanços que pretende alcançar durante a sua gestão. A ex-secretária municipal de educação e atual colaboradora, Ida Vanderlei Tenório, também fez uso da palavra para enaltecer a educação municipal de Pão de Açúcar.

 

 

 

… Já o presidente do Legislativo municipal, vereador Dyego Correia, falou em nome da edilidade pão-de-açucarense, enquanto o monsenhor Petrúcio Bezerra, pároco local e diretor da Faculdade São Vicente, fez uso

da palavra para fazer uma explanação geral sobre o ensino em Pão de Açúcar.

 

 

… Além de um grande número de professores e técnicos do sistema municipal de educação, diversas autoridades compareceram à abertura oficial da III Conferência Municipal de Educação de Pão de Açúcar, com destaque para os secretários Marcos de Assis Mendonça (Educação), Dr. Eraldinho (Articulação Política), Cacau Machado (Turismo e Esporte), Tadeu Pascoal Amorim (Viação e Obras), Jurandir Amadeu (Cultura), vereadores Dyego Correia, Diomedes Rodrigues, Nilson Albuquerque e Ana Dayse Maia, Tereza Brito, entre outras lideranças.

 

 

… O evento contou, ainda, com a presença do secretário municipal de Educação de Major Izidoro, André Pereira, e, também, com duas palestras proferidas por duas professoras.

… A Chegança Feminina Girassol, pertencente ao grupo da melhor idade sob a coordenação de Edson Pereira, fez uma brilhante apresentação no palco do Auditório João Lisboa, arrancando os aplausos do público.