1 de junho de 2015

Qual a idade ideal para a prática esportiva?

 

Apesar do grande aumento pela procura de uma vida saudável ainda temos muitas pessoas sem realizar atividade física.

As atividades laborativas dos pais e das mães principalmente têm dificultado o divertimento e a atividade física dos filhos menores.

Hoje é muito comum o entretenimento dos filhos meninos ou meninas, com o uso de aparelhos eletrônicos portáteis.

Quando são colocadas para realizar atividade física as crianças são muito cobradas pelos genitores. São quase que “obrigadas” a serem sempre vencedoras nos esportes praticados.

O ideal é que seja tudo dentro de um nível de gradação. O esporte ideal para a idade. O esporte ao qual a criança está mais afeita ou goste mais. E o esporte no qual ela se sinta realizada e realize com prazer.

A questão de querer competir e se aventurar para voos mais altos serão de inteira responsabilidade da criança. Não se deve impor ou desestimular.

Segundo o meu professor de medicina esportiva Dr. João Gilberto Carazzato: 0 a 1 ano aprender decúbitos, andar e nadar; de 1 a 6 anos recreação, dominar o meio ambiente; de 6 a 12 anos escola de esportes, natação e ginástica olímpica; de 12 a 18 anos esporte competitivo com a escolha correta.

Agindo assim os pais estarão dando uma oportunidade aos filhos de serem adultos saudáveis e ativos no futuro.

Os professores de educação física, os chamados hoje de educadores físicos são de uma importância imensa nesta cadeia de qualidade de vida. Destaco também a figura do nutricionista.