Blog do Dresch

31 de Maio de 2015

Agora a Rede parece que vai

                   A Rede Sustentabilidade, grupo político liderado pela ex-ministra Marina Silva, apresentou esta semana, ao TSE, as 53 mil assinaturas que faltavam para garantir o registro do partido. Com essas rubricas, a Rede atinge 442.227 assinaturas autenticadas, cumprindo a meta estabelecida pela Justiça Eleitoral para a criação de novas legendas. O advogado da Rede, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, entregou as assinaturas e acredita que dentro de um mês o Tribunal tome uma decisão. Com a legalização, os seguidores de Marina, que se filiaram ao PSB em 2013, devem deixar a sigla, e espera-se a unificação uma vez que muitos não aceitaram apoiar Aécio Neves na eleição presidencial.

 

Transplante multivisceral

                   Os brasileiros em breve poderão se submeter a transplantes viscerais (substituição de pelo menos três orgãos abdominais) e de intestino através do SUS. Isso graças a um acordo firmado com a Argentina, que detém a técnica. O termo de cooperação foi firmado entre os Ministérios da Saúde dos dois países. Um dos principais aspectos do acordo é que um grupo de médicos argentinos, experiente com a técnica, virá ao Brasil realizar o treinamento de médicos brasileiros. A expectativa é que a cooperação esteja em funcionamento nos próximos meses. Na cirurgia, os pacientes com indicação para o procedimento podem receber de uma só vez estômago, duodeno, intestino, pâncreas e fígado, retirados em conjunto de um único doador. A Argentina já realizou mais de 40 cirurgias, sendo reconhecida pela sua capacidade técnica para este tipo de transplante. No Brasil, 95% dos transplantes são realizados pelo SUS, o maior sistema público de transplantes do mundo. A rede brasileira conta com 27 Centrais Estaduais de Transplantes, além de Câmaras Técnicas Nacionais, 510 Centros de Transplantes, 1.113 equipes de Transplantes e 70 Organizações de Procura de Orgãos. Entre 2010 e 2014, houve aumento de 4,9% na quantidade de serviços habilitados pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes no país, passando de 740 para 776.


Jazigo para obesos

                   O Cemitério do Caju, na zona norte do Rio resolveu explorar um novo segmento no mercado funerário: esta oferecendo jazigos mais espaçosos, capazes de comportar pessoas com até 500 quilos. A direção do cemitério constatou que o número de obesos no Rio (e em todo o Brasil) é cada vez maior, e que muitas vezes o jazigo de tamanho tradicional não comportava um defunto obeso, causando situações desconfortáveis e constrangedoras para os familiares. Segundo o Ministério da Saúde o número de obesos no Brasil aumentou 50% nos últimos anos. E o número de pessoas com sobrepeso aumentou 23%.

Jazigo para obesos 2

                   Um jazigo de tamanho tradicional mede 2,20 metros de comprimento, 80 centímetros de largura e 50 centímetros de altura. Já a sepultura especial mede 2,60 metros de comprimento, 1,50 metro de largura e 60 centímetros de altura. O jazigo especial tem 2,27 metros quadrados a mais que o tradicional e caso seja necessário, pode receber urnas com até 1,20 metro de altura. Antes de dispor do “tamanho especial” era comum o sepultamento de pessoas obesas em covas raras. Os jazigos especiais estão situados em área nobre do cemitério, revestida em granito, cada um custa R$ 74,9 mil, parcelados em até 18 meses. Um jazigo de tamanho tradicional custa R$ 54,9 mil, também em local privilegiado.

A Agência Ufal

                   A Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas dá um salto importante com o lançamento da Agência Ufal, uma ferramenta que coloca á disposição, não só da comunidade universitária, mas de toda a população, informações através de vários canais – áudio, vídeo, texto e fotos, além de contato on-line com a imprensa em geral. Para acessar a Agência basta entrar no portal da universidade. A ferramenta dispõe da TV da Ufal e da Rádio Ufal, e vai divulgar reportagens de caráter científico em vídeo e podcast, além de disponibilizar uma galeria de fotos.

A Agência Ufal 2

                   Outra novidade a partir de agora é o contato com a imprensa, através de um canal de comunicação direta com as redações. Além do telefone de contato estará disponível um e-mail, onde a pessoa interessada poderá comentar, sugerir ou mesmo participar do material ali publicado. Para a vice-reitora Raquel Rocha, a Agência é um novo instrumento para promover e fortalecer a integração entre a Universidade e a sociedade, mesma interpretação do Reitor Eurico Lobo que destacou a importância deste novo canal de informação para interagir com a sociedade em todos os níveis.

Orgânicos todo mês

                   O Secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos gostou da experiência de realizar uma Feira de Produtos Orgânicos no estacionamento da Secretaria e decidiu torna-la mais frequente. “A partir da próxima semana, vamos promover, sempre na primeira sexta feira de cada mês, uma feira orgânica, para estimular a agricultura familiar e a produção de produtos orgânicos” afirmou o secretário. Os agricultores familiares escolhidos são do Vale do Mundaú, pertencem ao Arranjo Produtivo Local da Fruticultura. São 1.100 cadastrados e 50 deles receberam autorização do Ministério da Agricultura para produzir e comercializar produtos orgânicos.

 

 

  • As comemorações pela Semana do Meio Ambiente, tem início amanhã (segunda) com o plantio de 7 mil mudas de árvores nativas da mata Atlântica, na região do Benedito Bentes.
  • Há cerca de dois meses que os jardineiros da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente trabalham na abertura das covas que vão receber as mudas, e já colocando a compostagem, para aproveitar o período da quadra chuvosa.
  • O plantio das mudas esta atendendo a vários locais no bairro. No Conjunto Carminha, na quadra de esportes por trás do 5º Batalhão da Polícia Militar e em três canteiros próximos a UPA do Benedito Bentes.
  • Serão plantadas Ipês, Árvores do Havaí, Aroeiras, Tamarindos, Maravilhas, Oitizeiros, Brincos de Viúva, Sabonetes e Araçás da Mata.
  • A Secretaria do município esta pedindo o apoio da população residente no local a participar do plantio e ao mesmo tempo assumir os cuidados durante o período de crescimento das plantas.
  • O plantio terá inicio ás 8h.