Roberto Baia

29 de Maio de 2015

Erasminho retornou

A informação é do jornalista Davi Salsa: Em decisão publicada ontem, quinta-feira (28), o desembargador Fábio Bittencourt anulou o documento que concedeu o retorno da prefeita de Traipu, Conceição Tavares (DEM) ao cargo de chefe do Poder Executivo naquela cidade ribeirinha. Com a decisão, o vice-prefeito Erasminho retoma o cargo.

Bittencourt argumentou que a decisão liminar proferida deve ser reformada porque, segundo ele, se embasa em interpretação equivocada do texto constitucional e legal.

 

Desembargador decide

O desembargador frisa, em sua decisão, que pressupõe que para a perda do cargo da agravada (Conceição Tavares) seria necessária a observância do procedimento previsto no Decreto-lei n.o 201/1967, afirmando que a premissa não é verdadeira.

 

Vacância do cargo

Por conta disso, Fabio Bittencourt requereu, então, que seja concedido efeito suspensivo ao presente agravo, para afastar os efeitos da decisão do Juízo de primeira instância, mantendo-se eficaz o ato que determinou a vacância do cargo na Prefeitura de Traipu, por conta da denúncia com documentos que comprovariam a ausência da prefeita no cargo por mais de 15 dias, ou seja, 17 dias de acordo com a denúncia, e, com isso, a consequente colocação do vice Erasmo Dias (PRTB) na condição de prefeito.

 

 

Recursos para Arapiraca

A prefeita Célia Rocha está na capital federal desde o início desta semana, cumprindo uma série de agendas e compromissos em busca de mais recursos para melhorar ainda mais a qualidade de vida da população de Arapiraca.

Como parte da agenda, a prefeita esteve reunida com o deputado federal Max Beltrão (PMDB) e com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

 

Atenção do ministro

Durante o encontro, Célia Rocha voltou a elogiar a atenção do ministro em relação às pautas de projetos voltados para obras de infraestrutura e acessibilidade, entre outras importantes obras para o município.

Nesta quarta-feira (27), a prefeita esteve reunida com um grupo de gestores alagoanos, que juntos participam da décima oitava edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

 

Pacto federativo

O evento foi organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Foram discutidas as propostas da confederação para reformulação do Pacto Federativo e as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. Também na mesa federativa, União, Estados e Municípios vão analisar o pré-relatório do deputado André Moura (PSC-SE), relator na Comissão Especial da Câmara que analisa proposições referentes ao Pacto.

 

Hemoal

 

 

A equipe do Hemocentro de Alagoas estará em Viçosa, no próximo dia 02 de junho, para realizar uma palestra sobre doação de sangue e medula óssea, e realizar coleta sanguínea.

A ação é uma parceira da Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Saúde, e da equipe amigos do Hemoal.  A palestra e a coleta sanguínea ocorrerão no centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, das 8:00h às 17:00h.

 

Coleta

Os interessados em fazer doação devem comparecer ao local da coleta, munidos de um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, os doadores precisam ter dormido no mínimo por 8hs, e estar bem alimentado.

 

Doações de sangue

O que parece ser um simples gesto de solidariedade pode salvar muitas vidas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 2003 e 2013, o número de vidas salvas aumentou muito, graças às doações de sangue e medula óssea.

Viçosa já se tornou uma parceira do Hemocentro de Alagoas, com doações frequentes e todas ultrapassando a meta de 100 doações por campanha de coleta.

 

Arapiraca

Região do Agreste vai ganhar Centro de Acolhimento para dependentes químicos. Inauguração acontece nesta sexta-feira (29), em Arapiraca, durante o Governo Presente

A partir desta sexta-feira (29), as comunidades do Agreste de Alagoas vão contar com a proximidade dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Prevenção Social à Violência. Durante o evento Governo Presente, organizado pelo Governo de Alagoas, vai ser inaugurado o Centro de Acolhimento para dependentes químicos no município de Arapiraca.

 

Rede Acolhe

A inauguração está agendada para as 19h e marca o início da interiorização das ações de assistência aos dependentes químicos, com a implantação de uma unidade da Rede Acolhe, que antes só tinha sede em Maceió. A estrutura vai ser responsável por receber os dependentes químicos vindos de 50 municípios do interior do estado. Cerca de 15 profissionais vão atuar na nova sede, sendo duas equipes de Anjos da Paz, mais duas equipes que vão ficar responsáveis pela triagem.

 

Carta-documento

Os vereadores vão , neste sábado, 30, ao governador Renan Filho, uma carta-documento contendo várias reivindicações para Arapiraca, entre elas, a instalação de um Núcleo do Instituto de Criminalística para o município.

 

 

… Também vão solicitar a contratação de mais 64 professores para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), conforme pedido feito na última quarta-feira  (27), por centenas de alunos durante a sessão ordinária.

 

 

… A Professora Graça, Aurélia Fernandes, Gilvania Barros e o presidete da Casa, Márcio Marques, lembraram que o Poder Legislativo, sempre esteve ao lado dos professores e alunos da Uneal.

 

… Eles vão pedir, ainda, a Renan Filho que reveja a autonomia financeira da instituição de ensino superior para que ela possa continuar sendo a força da educação para não apenas o Agreste, mas para todo o estado de Alagoas