Roberto Baia

27 de Maio de 2015

“Rombo” em São Sebastião

O ex-vereador Atla de Lima denuncia a existência de um desvio de mais de R$ 11 milhões no Instituto de Previdência própria do município – o IPAM. Atla revela que o caso já está nas mãos do Ministério Público que investiga as irregularidades praticadas em 2012 e 2013 na gestão do ex-prefeito José Pacheco e do atual prefeito e seu sobrinho Charles Pacheco.

 

Irregularidades comprovadas

Atla de Lima revelou que durante uma auditoria realizada pelo INSS foi descoberta 13 irregularidades pelos gestores, dentre elas a utilização dos recursos previdenciários, ou seja: dos aposentados, para outras finalidades.

 

Pena de reclusão

O caso – segundo o ex-vereador, está sendo encaminhado para a Justiça e se forem condenados estão passiveis de reclusão, perda dos direitos políticos e ficarão inelegíveis.

“O dinheiro é descontado no salário do servidor e, infelizmente, não foram repassados em 2012 e 2013, representando um “rombo” de mais de R$ 11 milhões.  O ex-gestor e o atual prefeito serão, com certeza, responsabilizados e punidos de acordo com a Lei”, acredita o vereador.

 

Educação

Professores, diretores de escolas e centro de educação infantil, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste), Conselho Municipal de Educação, universidades e do secretariado municipal, bem como da Câmara de Vereadores de Arapiraca, participaram, na manhã desta terça-feira (26), no auditório da Escola de Tempo Integral Zélia Barbosa Rocha, no bairro Nova Esperança, da solenidade de abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação.

 

Valorização

Na abertura dos trabalhos da conferência, a vereadora e professora Graça Lisboa (PSD), destacou a importância da união de todos pela valorização dos trabalhadores e o fortalecimento da Educação no município.

 

Representou

No evento, o secretário de Governo, José Lopes da Silva, representou a prefeita Célia Rocha, que está em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, para buscar mais recursos e melhorias para Arapiraca.

Como representante da Câmara Municipal, a vereadora Graça Lisboa (PSD), reafirmou o apoio do Poder Legislativo arapiraquense nas ações para a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Consulta pública

Por sua vez, a secretária municipal de Educação, Gorete Queiroz, lembrou da realização da consulta pública do Plano de Educação, no dia 22 deste mês de maio, e que reuniu centenas de educadores, alunos, pais de alunos e moradores no auditório da Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, no bairro Primavera.

 

Chacina em Taquarana

A informação está no 7segundos: Solidária a dor dos amigos e parentes, a população da cidade de Taquarana, no agreste alagoano, compareceu em grande número para o cortejo de enterro das vítimas chacina ocorrida na madrugada da última segunda-feira (25) na zona rural do município.

 

Procissão

A procissão percorreu várias ruas da cidade no final da tarde de terça-feira (26), até chegar no cemitério Santa Cruz. O velório estava acontecendo no Sítio Pai João, onde as vítimas residiam.

 

 

O cortejo, que uniu sentimentos de dor e revolta de centenas de pessoas que ficaram aterrorizadas com a crueldade do crime.

 

O enterro

O casal José Joaquim dos Santos, de 60 anos, e Maria José da Silva, de 53 anos, foram enterrados juntos. O corpo do amigo da família, Dionísio Maurício dos Santos, de 64 anos, que também foi executado na chacina foi encaminhado para a cidade de Campo Alegre.

O prefeito de Taquarana, Bastinho Anacleto, esteve presente e acompanhou todo o cortejo fúnebre.

 

… A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca continua mobilizando profissionais de saúde em cursos de capacitação acerca de cuidados e prevenção de doenças epidêmicas.

 

… Desde o início desta semana que técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estão participando, no auditório do Centro de Referência em Assistência Integrado em Saúde de Arapiraca (CRIA), de treinamento para prevenção de doenças como dengue, febre Chinkungunya, zica e outras doenças exantemáticas.

 

… O curso também conta com a presença de médicos, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde.