Flávio Gomes

27 de Maio de 2015

Faltam princípios

De Jacks Petrosvisk, sociólogo: “Belas passeatas e atos públicos têm sido feitos na Zona Sul do Rio de Janeiro, na orla da praia ou à beira da Lagoa, onde o metro quadrado é um dos mais caros do mundo, gerando admiração e prestando solidariedade às vítimas de roubos da região. Entretanto, não se vê esta mesma solidariedade às centenas que morrem nas periferias, comunidades pobres e bairros sofridos deste mesmo Rio de Janeiro. Pessoas ‘motorizadas’, com boas roupas e cabelos bem cortados não são vistas fazendo passeatas na Baixada Fluminense, subindo o Morro do Alemão, a Rocinha ou o Chapadão. Esses não prestam solidariedade aos que, por infelicidade do destino, não têm nome, sobrenome, profissão e patrimônio. Eles não organizam atos públicos em favor dos que são vítimas de atropelamento, bala perdida e esquartejamento, onde o crime também se faz presente. Parece que esses ‘manifestantes dominicais’ só sentem vontade de ir às ruas quando esperam na segunda-feira serem retratados como solidários, entristecidos e penalizados com a sorte de um povo que há muito tempo sofre diariamente esse tipo de abandono ou descaso das autoridades… Talvez se fosse discutido o descaso das autoridades, que não ensinam aos alunos que, mesmo sem recursos, deveriam manter uma universidade limpa, talvez se educássemos os professores a educar os alunos e se a elite intelectualizada do país tivesse o que mais lhe falta – princípios -, ela teria formado novas elites que aprendessem com seus erros e o povo teria um país como todos os outros: um país mais civilizado.” 

Encrenca

Não se sabe se é o sentimento do chefe. Mas pessoas próximas ao governador Renan Filho não estão satisfeitas com a atuação de Luciano Barbosa, secretário da Educação. E também fazem restrições à secretária da Saúde, Rozangela Wyszomirska, indicada por ele. O problema é que Luciano Barbosa é vice-governador. Como contrariá-lo?

De fora

Frustração é o mínimo que se pode dizer da situação por que passam funcionários da Rádio Jornal, do empresário João Lyra, com a informação de que o deputado federal Cícero Almeida (PRTB/AL) não pretende adquirir a emissora. Os salários atrasados são apenas parte do problema. O pior é a falta de perspectiva.

Alerta

O senador Benedito de Lira (PP-AL) discursou, anteontem, ressaltando o agronegócio no Brasil. Mas, para ele, é preciso que todos reconheçam a importância do setor na balança comercial brasileira e que sejam resolvidos os problemas de logística que prejudicam a competitividade do setor frente aos demais países exportadores

Diagnóstico

Na opinião do cientista político Eduardo Magalhães, o PT está caminhando para ter o mesmo fim da Arena e do PFL: ser extinto, após usufruir muito tempo do poder. Foi o que ele disse em entrevista ao programa “Conjuntura”, da TV Mar, que vai ao ar hoje, logo após o meio-dia, pelo Canal 25 da NET, com reprises ao longo da semana.

Novos tempos

De Davi Soares, no portal Cada Minuto: “A CUT petista, duplamente governista em Alagoas, e os seus sindicatos filiados não tocam mais zabumba, como fizeram do primeiro ao último ano da gestão tucana. O conformismo sindical é o cenário ideal para o governo peemedebista. E todo o funcionalismo deve estar aplaudindo a indiferença de seus representantes”.

Creci

A eleição da seção de Alagoas do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis será em 1º de julho, com os mesmos concorrentes da última disputa: o atual presidente, Vilmar Pinto, terá como opositor Manoel Sant’Ana, ex-presidente da entidade, que foi deputado estadual por alguns meses. Há quem defenda um debate público entre eles.

Barbárie

Será hoje, às 17 horas, na Câmara dos Deputados, o lançamento da Frente Parlamentar Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Pelos dados oficiais em 2014 o Disque 100 registrou 24.575 queixas desses crimes – 19.165 de abuso sexual e 5.410 de exploração sexual. Muitas das vítimas têm menos de um ano de idade.

 

*Em Alagoas, 17.220 eleitores tiveram o título eleitoral cancelados por faltar às últimas três eleições. Quem quiser regularizar a situação deve ir ao cartório eleitoral de sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, ao cartório eleitoral ao qual pertença sua residência.

*A secretaria estadual da Agricultura, Pesca e Aquicultura realiza uma feira hoje, pela manhã, no pátio da sua sede, por conta da Semana do Alimento Orgânico. Haverá barracas com alimentos orgânicos, incluindo frutas, hortaliças e plantas medicinais.

*Aos 18 anos de idade, Débora Omena lança hoje “Não conte comigo”, às 19 horas, no Boteco Lugar Nenhum, na Jatiúca. A obra é uma das contempladas no Programa de Incentivo à Cultura Literária de 2014, realizado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

*Encerram-se hoje as inscrições do Prêmio CNI de Jornalismo 2015. Os interessados devem acessar www.premiocnidejornalismo.com.br. Haverá prêmios, entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, para trabalhos veiculados de 1º de junho de 2014 e 25 de maio de 2015.

*Começa hoje a primeira etapa da coleta de dados para o Censo Escolar da Educação Básica de 2015.  As informações do Censo também são usadas para o cálculo do Ídeb, indicador referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação.

*A Central de Atendimento ao Cidadão JÁ localizada no Farol abrirá, de hoje até depois de amanhã, 29, em horário diferenciado, por conta de uma capacitação interna com os funcionários: das 8 às 12 horas, hoje e amanhã, e das 8 às 14 horas, na 6ª feira.

*O ASA enfrenta o Palmeiras, hoje, em São Paulo, na Copa do Brasil. O time alagoano, que eliminou o clube paulista na mesma competição, em 2002, tem a vantagem de o segundo jogo ser em Arapiraca. A partida começa às 22 horas, transmitida pela TV Globo.

 

“Dilma mandou oferecer a Renan até a Transpetro. Quando políticos como Renan recusam cargos desse tamanho, você sabe que o governo está a caminho do cadafalso”.

Diego Escosteguy

Jornalista