20 de Maio de 2015

Síndrome do túnel do carpo

 

Dor no punho e na mão pegando alguns dedos. Diminuição de sensibilidade e força. Dor durante o sono. Pode ser a síndrome do túnel do carpo.

Temos o túnel ou um “buraco” no punho por onde passam várias estruturas. Entre elas a mais importante é o nervo chamado mediano.

Quando este túnel ou buraco diminui de tamanho ou não se distende as estruturas são comprimidas. Os tendões conseguem se adaptar, porém o nervo que é uma estrutura mais evoluída e delicada não se adapta e começa a sofrer.

Um ser normal irá reagir e muitas vezes os sintomas desaparecem. Os pacientes portadores de algumas doenças gerais como diabete, hipertensão, alterações hormonais poderão ter maior dificuldade de cura.

Importante procurar o profissional médico da área para um diagnóstico preciso e um tratamento eficiente.

Radiografia, ultrassom, eletroneuromiografia são exames que podem ser pedidos para confirmação do diagnóstico, porém o exame clinico feito pelo ortopedista, é o mais importante.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento maior possibilidade de cura. Casos recentes tratados têm resultados bons. Casos não tratados que se tornam crônicos resultados ruins.