Flávio Gomes

20 de Maio de 2015

A posição de FHC

Do site “Diário do Poder”: “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse, em entrevista ao jornal britânico Financial Times que o atual sistema político do Brasil está quebrado e defendeu uma reforma política para restaurar a credibilidade do País. Na entrevista, Fernando Henrique identificou falta de interesse e descrença da população na política, que ele creditou aos ‘muitos erros que vêm ocorrendo nos últimos anos’. Na visão do ex-presidente, o sistema político brasileiro está sendo, na prática, uma mistura de parlamentarismo e presidencialismo – embora, em tese, Executivo e Legislativo sejam independentes, o Executivo tem que nomear ministros de aliados no Congresso para evitar uma paralisia do sistema. Para evitar que isso aconteça, o sociólogo disse que apoia a proposta do senador José Serra (PSDB-SP) de introduzir eleições majoritárias no Legislativo já para as próximas votações para vereador, em contraste com o atual sistema de voto proporcional… O presidente disse também que entre os maiores sinais de que o atual sistema brasileiro está em crise estão a baixa popularidade da presidente Dilma Rousseff e os pedidos de impeachment de seu mandato apenas seis meses depois das eleições presidenciais. Apesar da crise do PT, Fernando Henrique Cardoso acredita que o ex-presidente Lula (PT) concorrerá novamente à presidência em 2018. ‘O PT não tem outra alternativa a não ser o Lula’, disse.”

Holofote

Renan Calheiros dá mais uma demonstração da sua força política e do poder do cargo de presidente do Senado, ao reunir os governadores hoje, em Brasília, para debater questões comuns aos Estados. Entre os temas, repactuação de obrigações orçamentárias para segurança, educação, saúde e previdência, além do novo indexador de dívidas.

Na real

“É muito difícil, não impossível”, disse Christian Teixeira, secretário de Planejamento e Gestão, ao programa “Conjuntura”, ao falar sobre implantar reajuste do funcionalismo na folha de maio. Ele disse que trabalha para repor 6,4% do IPCA, mas falta dinheiro. A entrevista vai ao ar hoje, ao meio-dia, na TV Mar, canal 25 da NET, com reprises.

Confiança

Outro entrevistado de “Conjuntura” é o empresário Vilmar Pinto, presidente estadual do Creci – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. Ele fala sobre as dificuldades colocadas pelos bancos para financiamentos de usados, diz que quanto a imóveis novos quase nada mudou, cita alternativas e apregoa: “Imóvel será sempre um bom negócio”.

Turismo

A Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou projeto, e iniciativa do senador Benedito de Lira (PP/AL), criando horários obrigatórios de inserções gratuitas em rádio e TVs públicas, educativas e comunitárias, para divulgação de regiões turísticas do Brasil. De Lira propusera, também, a obrigatoriedade para emissoras privadas.

Na medida

Pela programação do São João Maceió, com grupos locais e atrações nacionais, só não fica por aqui quem não quiser ou não puder. De 20 a 30 de junho passarão por Jaraguá, dentre outros, Assisão, Alcymar Monteiro, Nando Cordel, Elba Ramalho, Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, Dorgival Dantas, Flávio José, Amazan e Matruz Com Leite.

Alô…

Atenção, Centro de Referência Para a População em Situação de Rua, da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Maceió: uma família vive sob coqueiros, a poucos metros do posto PM instalado próximo ao Hotel Jatiúca. Vale uma passada por lá, para acolhimento e encaminhamento aos órgãos ditos competentes.

Opinião

Jornalista Octavio Costa: “Só há uma posição a tomar: defender mais dois anos de mandato para o procurador Rodrigo Janot, contra as manobras de Cunha e Renan. O Ministério Público Federal, com Janot à frente, age em nome do Estado e tem cumprido seu papel com autonomia e eficiência. Já Eduardo Cunha e Renan Calheiros representam o que de mais atrasado existe na política brasileira.”

 

*O Tribunal de Justiça de Alagoas lança hoje edital de concurso para juiz substituto, compromisso assumido e cumprido pelo presidente, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. A solenidade acontecerá no plenário do tribunal, às 10 horas.

*Thiago Bonfim, presidente da OAB/Alagoas, preside hoje a solenidade de lançamento do processo eletrônico da instituição, tornando, para os advogados, mais transparente, célere e prático o acesso aos serviços da Ordem. Às 19 horas, na sede de Jacarecica.

* O Sinduscom/AL e a Ademi/AL promovem hoje palestra com o economista Gesner Oliveira, sobre “Investimento em infraestrutura como resposta à crise”. Das 17 às 18 horas, no auditório do Sinduscom/AL – Avenida Fernandes Lima, 1909, Farol.

*O projeto ‘Quartas Eruditas’, parceria entre Instituto de Cultura Ero Dictus e Diteal, apresenta hoje, às 15h30m, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, concerto com a camerata Ero Dictus e os músicos Thiago de Melo Amaral e Selma Brito. Grátis.

* Estão abertas, até hoje, as inscrições para candidatos a membros dos Conselhos Tutelares de Maceió, para o quadriênio 2016/2019. Serão eleitos pela população os 50 conselheiros que atuarão em 10 regiões administrativas da capital.

* O espetáculo “Quinteto Violado canta Dominguinhos” será apresentado no Teatro Deodoro, em 29 de maio, com início às 21 horas. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, das 14 às 18 horas, ao preço de R$ 20,00. Informações: 9622.5601.

*Além de duas goleadas seguidas (Grêmio 3×1 e Botafogo 4×1), a torcida do CRB está a lamentar a morte de Aguiar, lateral-direito do timaço campeão alagoano de 1964 e que, em 1966, perdeu de 6×0 para o Santos de Pelé. Natural de Maceió, Aguiar jogou muitos no Bahia.

“Ganhei a presidência do Senado com o centro, mas vou governar com a esquerda”

Renan Calheiros

Presidente do Senado, em confidência ao colega Randolfe Rodrigues (PSol-Amapá)