Flávio Gomes

14 de Maio de 2015

Mamma Mia!

Da jornalista Mary Zaidan: “Em março de 2008 o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a alcunha de ‘mãe do PAC’ para sua ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff… Começava ali a construção da ficção Dilma, a afilhada dos sonhos do ex que passou a assombrar o PT e o próprio Lula. No mesmo palanque, Dilma se aprochegou do chefe e aceitou publicamente o papel… A pupila começou bem. No final de março de 2011 chegou a desbancar o imbatível Lula, alcançando 56% de aprovação, o maior percentual de um presidente no primeiro trimestre de mandato. Substituiu com sucesso a mãe do empacado PAC pela faxineira que demitia corruptos do governo, ampliando ainda mais sua popularidade. Os números lhe subiram à cabeça, fazendo-a crer que era o que não é. Multiplicaram-se os desmandos, as políticas do atraso, as besteiras. Interveio nos bancos e empresas estatais, desequilibrou o setor elétrico, com consequências drásticas para o consumidor que hoje tem de pagar a conta. E está envolvida diretamente, ainda que por omissão, no escândalo da Petrobras, o maior da história, com desvios confessos em balanço de nada menos de R$ 6 bilhões, e perdas superiores a R$ 40 bilhões por má gestão… A barulhenta reação durante programa de rádio e TV do partido acendeu o alerta vermelho. Foi contra o PT. Contra o até então intocável Lula. E não adianta apelar para as mães. Elas também batem panelas.”

Plus

Há algo mais além da questão jurídica no pedido do conselheiro Luiz Eustáquio Toledo, do Tribunal de Contas, em se valer da PEC da Bengala para ficar no serviço público até os 75 anos. Não é segredo, no Palácio República dos Palmares, que Renan Filho já tinha compromisso para a vaga de Luiz Eustáquio, que completa 70 anos ainda em maio.

Agenda

O governador Renan Filho preside hoje, 10 horas, a inauguração do saneamento da orla da Praia do Francês, obra iniciada por seu antecessor, Teotonio Vilela Filho. Participarão o presidente da Funasa, Henrique Pires, e o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Mateus. O empresário Mauro Vasconcelos foi um dos que mais se empenharam pela obra.

Solidariedade

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), líder da bancada de Alagoas no Congresso, se comprometeu com o médico Hemerson Casado a apoiar sua proposta de criação do Polo de Biotecnologia em Alagoas. É mais um apoio político, além do senador Romário Faria (PSB/RJ). Hemerson Casado é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Na moita

Interessados em disputar mandato de vereador estão no aguardo de serem definidas mudanças na legislação para decidir se concorrem ou não. Há incerteza, por exemplo, em relação ao voto distrital, uma das propostas em discussão. Até para escolher um partido há muitas dúvidas. As definições têm de ocorrer até outubro próximo.

Oportunidade

Aberto ontem à noite, na Casa da Indústria, o 5º Encontro Internacional de Negócios tem atividades técnicas hoje e amanhã, no Hotel Radisson. O presidente da FIEA, José Carlos Lyra de Andrade, está otimista: “Diante de um cenário de crise, o Enin abre perspectivas para micros e pequenos empresários conquistarem novos mercados”.

Prêmio Azul

Acontece hoje, às 20 horas, no Hotel Jatiúca, a entrega do 1º Prêmio Azul da Cor do Mar, promovido pela Azul Viagens em parceria com ABIH-AL, Luck Receptivo, Governo de Alagoas e Prefeitura de Maceió. Serão contemplados os 10 agentes que mais venderam o destino Alagoas entre 1º de outubro de 2014 e 31 de março de 2015.

Bicudos

Do jornalista Jorge Oliveira, no semanário “Extra”: “Por mais que se esforcem para mostrar um relacionamento harmonioso, Lula e Dilma não se bicam. As investigações em torno do ex-presidente lavam a alma da presidente, que enxerga nisso um desprestígio do seu chefe, o que lhe permite sair da letargia no papel de marionete”.

*Acontece hoje e amanhã, no salão de eventos do Hotel Ponta Verde Maceió, uma reunião ordinária do Colégio de Corregedores das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal. Com presença do presidente da Anape, Marcelo Terto.

*Outra atividade da categoria ocorre, às 17 horas, na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas: lançamentos de “O Devoto”, romance de Antônio Fernando Cintra, e de “Concursos Públicos no Direito Brasileiro”, de Fábio Lins de Lessa Carvalho.

*O Restaurante Anamá, em Ponta Verde, dá continuidade hoje à programação de jazz nas noites de quintas-feiras, com apresentação do grupo formado por Almir Medeiros (sax), Félix Baigon (contrabaixo) e Antônio Carmo (teclado). Contato: 3305.4405 / 8118.2524.

* A professora aposentada e antropóloga Nádia Fernanda Maia de Amorim lança hoje seu livro “Concepções Antropopedagógicas sobre a arte de ensinar – uma homenagem à educadora Hévia Valéria Maia de Amorim”. Às 19h30m, na Casa da Palavra.

*A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, em parceria com os grupos Cena LivreCia. Nêga FulôGrupo Joana Gajuru e Cia. Armazém de Teatro, abre hoje a Semana do Teatro Alagoano. Às 14h30m, no Teatro Deodoro, com “O Diário de Anne Frank”.

*O II Concurso de Fotografia do Memorial Pontes de Miranda anuncia hoje seus vencedores, dentre os 93 trabalhos apresentados. Às 16 horas, no Pleno do TRT/AL, na solenidade de abertura da Mostra Fotográfica, que tem como tema “Maceió 200 anos de beleza”.

* O Instituto Travessia faz hoje o lançamento do “Projeto Coleta +” com o slogan: “Empresário Consciente apoia o Meio Ambiente”. Às 19 horas, na sede da ONG, na Rua Estudante Antônio Carlos Moura Gama, 69, bairro da Jatiúca.

 

“Dificilmente haverá clima para pedir impeachment. Estou cada vez mais seguro disso.”

José Arthur Gianotti

Filósofo da Universidade de São Paulo