Flávio Gomes

13 de Maio de 2015

Pizza de duplo sabor

De Vasconcelo Quadros, no portal IG: “O que parecia uma revolucionária versão brasileira da Mãos Limpas – a operação que abalou o sistema político da Itália -, a maior ofensiva contra a corrupção no Brasil, a Lava Jato, caminha para o forno e pode se transformar numa pizza de duplo sabor: ‘meia impunidade e meia punição’, ironiza o ex-juiz e jurista Luiz Flávio Gomes, para quem apenas empreiteiros e operadores ficarão com o ônus da prisão pelos desvios bilionários na Petrobras. Os partidos que organizaram o esquema – PP, PT e PMDB – e os cerca de 50 políticos, 32 deles com mandato parlamentar – conseguiram um respiro diante de uma desaceleração no ritmo das investigações. A exemplo do que ocorreu no mensalão, o desfecho da Lava Jato é esperado para algo em torno de sete ou oito anos, o que significa que nenhum dos atuais deputados e senadores deixará de cumprir o mandato até o final. O rito também afasta as conversas sobre um impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, já que nem o principal partido de oposição, o PSDB, tem mais interesse no recurso. Como em 2005, no mensalão, o PSDB vai apostar numa ferida aberta, que faça o governo sangrar até 2018. As manifestações de rua também se esvaziaram e é improvável que sejam retomadas ou que produzam barulho acima dos decibéis dos panelaços…”

Reivindicação

O senador Fernando Collor está distribuindo, em forma de livreto, seu discurso sobre as dificuldades econômicas do Nordeste, incluindo Alagoas. Um dos pontos principais é sua defesa da necessidade de prorrogação dos contratos diferenciados de energia entre a Chesf e diversas empresas. Se não, os prejuízos econômicos serão incalculáveis.

Enin

Algumas das principais figuras da indústria brasileira participam hoje, em Maceió, da abertura da quinta edição do Encontro Internacional de Negócios. À frente, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade, e o vice-presidente da CNI, Paulo Tigre. Às 20 horas, na Casa da Indústria.

Restrição

Em entrevista ao programa “Conjuntura”, o presidente do DEM-Alagoas, José Thomaz Nonô, reafirma posição contrária à fusão do partido com o PTB. Alega não haver, no momento, nenhuma convergência: “Seria casamento de jacaré com cobra d’água”. O programa vai ao ar hoje, meio-dia, na TV Mar, canal 25 da NET, com reprises.

Presença

Lideranças da Confederação Nacional dos Municípios, dentre eles o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, apresentaram a Pauta Municipalista a senadores e líderes partidários, ontem, em Brasília. O senador Benedito de Lira (PP-AL) se comprometeu a defender as causas municipalistas, alegando que reconhece as dificuldades das prefeituras.

Agora, sim

A SLUM deu continuidade, ontem, aos seu trabalho de inspeção em hospitais públicos e privados de Maceió. Dessa vez o flagra resultou na constatação de que uma tonelada de lixo contaminado estava armazenada na Maternidade Santo Antônio, no Bom Parto. O hospital foi autuado, interditado e (boa nova) teve seu nome divulgado.

Distinção

O Conselho Tributário de Alagoas e a Procuradora de Estado Nadja Araújo foram distinguidos pelo Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas por conta da transparência em processos tributários. Além dela, representaram o Estado, no VI Colóquio do NEF, os servidores Robson Santana, Solymar Alves e Marcelo Araújo.

Opinião

Do presidente nacional do PT, Rui Falcão, ao “Brasil Econômico”: “Não é a primeira vez que somos alvo de ataques. O PT ajudou a construir a democracia no Brasil e tem muitos compromissos com o futuro do nosso país. Não aceitamos o PT como objeto de execração pública. Estamos fazendo um grande esforço de renovação.”

 

* A Abrasel apresenta de 6ª feira, 15, ao dia 19, entre 11 e 20 horas, no Maceió Shopping, uma “Arena Gastronômica”, pelo Festival Brasil Sabor. Entre os chefs, André Generoso (Divina Gula), Jonatas Moreira (Akuaba) e Wanderson Medeiros (Picuí).

*Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde, fará palestra de abertura da 76ª Semana Brasileira de Enfermagem, hoje, na Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

*A Associação dos Docentes da Ufal realiza Assembleia Geral hoje, 15 horas, no Auditório do Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões. Pauta: informes, análise de conjuntura, paralisação amanhã e indicativo de greve.

*O Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá, recebe, de hoje a 31 de maio, a exposição “Poesia da Sombra”, de nu artístico em preto e branco, na primeira exposição individual do fotógrafo Hugo Taques. A abertura é às 19 horas, com entrada franca.

*A Central das Impressoras, empresa alagoana de manutenção de impressoras, recarga de toner e tinta, é finalista do Prêmio Nacional de Inovação, categoria Empresa – Agente Local de Inovação, setor comércio. A cerimônia é hoje, no WTC Golden Hall, São Paulo.

*Embalado pelo título alagoano e pela boa estreia na Série B, o CRB tem parada dura hoje, no Trapichão, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. Também pela copa do Brasil o ASA pega o Vitória, em Arapiraca. Ambos os jogos começam às 19h30m.

*O Consulado Gremista em Alagoas está dando atenção à delegação do Grêmio e, ainda, organizando a participação dos torcedores do time gaúcho no jogo desta noite. Quem tiver interesse em aderir deve fazer contato com o Consulado pelo telefone 9631.7273.

 

“Atacar Sergio Moro e o MPF, e defender Dirceu, Palocci e as empreiteiras, é sinal de enriquecimento. Não intelectual, claro.”

Fred Navarro

Jornalista