Olívia Cerqueira

5 de Maio de 2015

Secretaria Juventude de União dos Palmares participa de reunião para discutir o Plano Juventude Viva

Por João Paulo Farias

A Secretaria Municipal da Infância e da Juventude de União dos Palmares participou na última quarta-feira, 29 de abril de uma reunião para discutir o Plano Juventude Viva e outras políticas públicas para a juventude do município. O encontro aconteceu no auditório do Estádio Rei Pelé, em Maceió, onde funciona a Secretaria de Estado da Juventude – Selaj, e reuniu representantes dos seis municípios mais violentos de Alagoas.

Pela manhã as gestoras da Selaj se reuniram com lideranças jovens de vários municípios alagoanos, que falaram das demandas que são prioritárias para as juventudes. “Esse primeiro contato com vocês servirá para pensar as políticas desta nova secretaria”, disse a secretária Cláudia Petuba.

No segundo horário, as gestoras conversaram com os representantes dos municípios de União, Arapiraca, São Miguel dos Campos e Rio Largo, sobre o Plano Juventude Viva.

O Plano lançado em 2012 pelo Governo Federal em Alagoas tem como objetivo o combate a violência contra a juventude negra. Segundo o documento do Juventude Viva, é preciso que as secretarias dos municípios por onde passa o Plano compreendam a necessidade desta realidade enfrentada pelos jovens.

A Superintendente Estadual de Juventude, Maria Lucielma, disse que “as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, como principais executoras do Plano, dentro dos programas, Pronatec, Mais Educação, Mais Cultura, Saúde na Escola e outros, devem fazer um recorte no atendimento desses programas para a juventude, sobretudo a negra.

Para o assessor da Secretaria da Infância e da Juventude de União dos Palmares, Wellington Ferreira da Silva, “o Plano é uma forma de sensibilizar a sociedade para a necessidade de engajamento e superação dos problemas, pois através do Plano será combatido o racismo e o preconceito geracional, afastando estigmas e valorizando a imagem dos jovens, como sujeitos de direitos”, destaca.

Ficou definida uma reunião no dia 14 de maio com os representantes dos seis municípios, para da os últimos encaminhamentos antes do encontro da Secretaria de Estado da Juventude, com os prefeitos dos municípios.