Flávio Gomes

5 de Maio de 2015

As elites e as massas

Do jornalista Carlos Chagas: “… O condenado sem posses, a começar pelo ladrão de galinhas, come o pão que o diabo amassou num dos piores sistemas prisionais do mundo, enquanto os delatores premiados fartam-se de caviar e das mais modernas compensações que o dinheiro pode comprar. E sempre procurando mais brechas na lei, que bons advogados conseguem encontrar, para em pouco tempo reintegrarem-se por completo na sociedade criada por eles. A conclusão surge com rapidez: o erro imediato está na legislação leniente que permite tal absurdo.  Em nome dos direitos humanos, foi sendo erigido um sistema capaz de acentuar cada vez mais a separação entre os que podem tudo, ou quase tudo, e os que não podem nada.  Aí está o exemplo do Lula, que chegou a São Paulo de ‘pau-de-arara’ e acostumou os filhos à realidade de não haver recursos para realizar simples desejos de crianças, mas hoje tem jatinhos à sua disposição, sítios luxuosos para o fim de semana, triplex à beira da praia, escritórios e fundações milionárias. O companheiro mudou de lado, assim como muitos ladrões de colarinho branco nem precisaram mudar…”

Desafinado

Até onde vai a postura do presidente do Senado, de confronto com a presidente Dilma Rousseff? Numa hora Renan Calheiros critica; noutra hora o senador incorre num silêncio resignado… Enfim, resta apenas esperar o desenrolar das coisas para se ter certeza em relação a isso. Renan até já sintetizou, em tom de sinalização: “Dilma é ambígua”.

Captação

Empresas da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas participa de hoje a 6ª feira, em São Paulo, da Feira Internacional do Plástico, um dos eventos mais importantes do setor na América Latina. Hoje o governador Renan Filho estará na Feiplastic para se reunir com investidores, visando atraí-los para implantar negócios em Alagoas.

Esquecidos I

No dia do Trabalho, entidades fizeram manifestações diversas, principalmente contra o projeto de terceirização das relações trabalhistas e contra medidas do ajuste fiscal do governo federal que são prejudiciais ao trabalhador privado. Nenhuma reivindicação pelos servidores estaduais, que aguardam notícia sobre reajuste salarial em maio.

Esquecidos II

Da parte de Renan Filho também não houve ao menos sinalização quanto a um reajuste para os servidores públicos estaduais. O governador optou por anunciar que 23 empresas estão em fase de implantação no Estado, para geração de 10.300 empregos privados. Ele citou ainda a vinda de outras 13 empresas, com 1.300 empregos.

Apelo

O médico Hemerson Casado Gama vai hoje a Brasília para audiência com Aldo Rebelo, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Levará com ele o projeto do Polo de Biotecnologia de Alagoas e pedirá, também, apoio do ministro para importação de uma droga para tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa e progressiva.

Alerta

Em artigo na “Gazeta de Alagoas” de sábado passado o médico Ronald Mendonça passou a informação de que a Clínica de Repouso José Lopes Mendonça, de propriedade da sua família, não irá mais atender aos pacientes do SUS. Segundo ele, por corte de verbas por parte da Prefeitura de Maceió.  Atendimento, agora, só particular ou de convênios.

Mau exemplo

Segundo o Censo da Educação Superior, 88,20% dos professores das universidades federais ganham por regime de dedicação exclusiva, que prevê 40 horas de trabalho e proíbe outros vínculos empregatícios. Mas muitos fazem consultorias, atendem em consultórios particulares ou escritórios de advocacia e têm outras atividades. Alagoas está nesse contexto.

Engodo

Na campanha presidencial do ano passado, Dilma Rousseff seduziu os jovens eleitores com dois programas federais: o Pronatec, instrumento facilitador do acesso ao mercado do trabalho, e o FIES, garantidor do ensino superior. Reeleita, está inviabilizando tanto um quanto o outro, por não repassar os recursos e inviabilizar os programas.

 

*O Maceió Shopping e a Associação de Lojistas fazem hoje, às 7 da manhã, no cinema Kinoplex, uma “Sessão de Negócios”. Cesar Frazão e João Kepler falarão sobre “Como formar, treinar e liderar equipes de vendas” e “Como inovar em vendas em tempos de crise”.

* Hoje, às 10 horas, uma comissão formada por Mestres e Mestras integrantes do livro do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, irá à sede da secretaria estadual da Cultura cobrar providências sobre o atraso de três meses no repasse da bolsa aos 36 mestres e mestras que a recebem.

* Desde ontem, e até 3 de junho, estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio em Direito no Ministério Público do Trabalho. Há vagas para Maceió e Arapiraca. Os interessados devem ter concluído 40% da carga horária do curso. Informações:2123-7900.

* A Central das Impressoras, empresa alagoana de manutenção de impressoras, recarga de toner e tinta, está entre as finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Empresa – Agente Local de Inovação, setor comércio. A premiação será realizada em 13 de maio, em São Paulo.

*Estão abertas até 6ª feira próxima, 8 de maio, inscrições para o 4º Salão de Fotografia da Fundação Pierre Chalita. O evento tem apoio da secretaria estadual da Cultura e faz parte da 13ª Semana de Museus, do Instituto Brasileiro de Museus. Informações: 3327.9992.

* Coruripe e CRB fizeram um jogo previsível, de precaução, domingo passado, abrindo a decisão do Campeonato Alagoano 2015. Apesar disso, houve lances empolgantes. Não dá para arriscar favorito na segunda partida, amanhã, às 22 horas, no Trapichão.

 

“Combate ao roubo é para destruir utopia de esquerda”

Tarso Genro

Ministro do governo do PT e ex-governador gaúcho