Roberto Baia

29 de Abril de 2015

Novos empregos

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), e a Casa do Trabalho e Sine já conseguiu garantir emprego para 101 jovens em apenas 27 dias.

De acordo com a diretora do Sine de Arapiraca, Gicelly Correia, a busca ativa e o atendimento realizados no período de 1º de abril até o dia 27 deste mês resultaram no ingresso dos 101 jovens no mercado de trabalho com carteira assinada e outras garantias.

Ela adiantou que que o espaço realiza uma média de atendimentos de 150 pessoas por dia.

“O município tem uma forte parceria com as empresas, por meio da busca ativa com visitas todas as quintas-feiras nos estabelecimentos, para analisar as demandas e montar um banco de dados para inserir os jovens no mercado de trabalho”, salientou Gicelly Correia, destacando o apoio da secretária Myrka Lúcio e da prefeita Célia Rocha.

 

Empresas cadastradas

A diretora do Sine também revelou que mais de 95% das empresas do município estão cadastradas e são parceiras desse trabalho conjunto.

“Em muitas ocasiões, as empresas realizam entrevistas com candidatos em nosso prédio”, agilizando ainda esse processo”, explicou Gicelly Correia, frisando ainda que são feitos atendimentos diários para solicitação para emissão de 15 a 20 carteiras de trabalho.

Além disso, o trabalho conta com o apoio das emissoras de rádio, que divulgam as demandas e ofertas de empregos, bem como há divulgação no site da prefeitura e no quadro de avisos do Sine de Arapiraca.

 

Pão de Açúcar

Buscando a melhor forma de vencer a resistência de alguns moradores de Pão de Açúcar,  que ainda insistem em não colaborar com a Prefeitura Municipal de Açúcar, no tocante a organização da cidade, a limpeza de vias públicas, praias e do próprio rio São Francisco, representantes das pastas de Meio Ambiente, Viação, Obras e Serviços Públicos e Comunicação estiveram reunidos, nesta segunda-feira (27), das 09 horas e 30 minutos até às 11 horas e 45 minutos, na sede do governo municipal.

 

Gestão municipal

As discussões foram sobre alguns pontos que vêm prejudicando a boa imagem da cidade e da gestão municipal, com destaque para animais soltos nas ruas, praças  e praia;  lixo  e resíduos sólidos jogados nas vias públicas, na praia, além de restos de construção jogados nas vias públicas e na beira do rio e lixo e resíduos sólidos jogados em quintais e terrenos baldios, o que significa uma ameaça à saúde da população, principalmente porque podem surgir criadouros do mosquito da dengue.

 

Crimes ambientais

Com base nesta nestes problemas, representantes da SEMARH, SEVOSP e ASCOM, amparados pela Lei de Crimes Ambientais e por outras normas municipais, decidiram fazer campanhas de conscientização e de alerta à população através de carro de som e emissoras de rádio. Para o dia 9 de maio (sábado) também está previsto a realização de um mutirão envolvendo funcionários das duas secretarias e os moradores do Altinho, para a limpeza e recolhimento de uma grande quantidade de lixo e resíduos sólidos jogados pelos próprios moradores nos quintais de suas residências. 

 

Protocolou

Na tarde desta terça-feira, 28, o deputado estadual Rodrigo Cunha protocolou um requerimento para garantir que a votação sobre os vetos governamentais fosse realizada de maneira aberta e transparente, entre eles o da 17 Vara Criminal da Capital. A apreciação e votação desses vetos estão trancando a pauta da Assembleia Legislativa de Alagoas há um mês.

 

Modernizando

Segundo o parlamentar, esse é o momento que a Assembleia tem para mostrar a sociedade alagoana que está se modernizando muito além da implementação de sistemas de computadores. “A Casa tem agora a oportunidade de rever sua postura e mostrar que os trabalhos aqui não se limitam ao cumprimento de ações judiciais e inovação tecnológica. O Ministério Público entrou com ação na justiça para que a votação dos vetos fosse aberta e esse também é o desejo dos alagoanos. Não compreendo o motivo da votação não ser aberta. Essa é uma decisão que é viável tanto em termos jurídicos quanto sociais. O que eu sinto que falta na Assembleia é vontade política”, afirmou Cunha.

 

 

 

Cinema na praça

A partir das 19h desta quarta-feira (29), mais uma vez, a Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro de Arapiraca, vai receber o projeto Tela Aberta ao Comerciário, do Sesc.

Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, de forma gratuita, será exibido o longa-metragem “Histórias que Só Existem Quando Lembradas”, da diretora Júlia Murat.

 

O filme

O filme tem classificação a partir de 10 anos e enreda a história de uma velha padeira, nos anos 1930, muito ligada à morte do marido. Sua vida começa a mudar com a chegada de uma fotógrafa, no Vale do Paraíba, em plena decadência do café.

 

Contato público

O Tela Aberta ao Comerciário tem como objetivo fomentar o contato do público com documentários brasileiros e/ou estrangeiros, contribuindo para disseminação da cultura da sétima arte. As sessões estão abertas para toda a rede comerciária e população em geral.

 

 

 

… O North Shopping Caruaru funcionará em horário especial, na próxima sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador. As lojas âncoras e satélites estarão fechadas, assim como o Hiper Bompreço. Já a Praça de Alimentação e as áreas de lazer estarão abertas das 12h às 20h, com excelentes opções de gastronomia e diversão para toda a família curtir o feriado. O Boliche estará funcionando das 12h às 20h, e o cinema conforme o horário da sessão.

 

… Nesta quarta-feira (29), a partir das 20h, mais uma vez a Casa da Cultura de Arapiraca abarca os remos cada vez mais consistentes da música autoral, indo na direção certa.

 

… Com uma proposta de mostrar o trabalho de cantores e compositores da terra, em violão e voz e ainda num bate-papo nos intervalos, esta edição do “Dom na Caixa” traz três novos convidados. O projeto tem o apoio da prefeita Célia Rocha e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

 

… De forma gratuita, o público arapiraquense poderá acompanhar o está sendo feito pelas cantoras Vívian Marcella (Arranha Céus), Kelly Rodrigues e Priscilla Prill.