Roberto Baia

28 de Abril de 2015

Eleições em Lagoa da Canoa

O médico Lauro Fonseca, que perdeu as eleições municipais em Lagoa da Canoa por apenas 90 votos, já se articula para encarar as eleições de 2016 e enfrentar o atual prefeito, Álvaro Melo, que já anunciou que vai com tudo para a reeleição.

De acordo com fontes políticas da terra do poliinstrumentista Hermeto Pachoal, Lauro poderá abrir da candidatura para apoiar uma filha que é médica.

Por enquanto, a disputa ainda está no campo das especulações, mas o médico Lauro Fonseca garante que não abre mão de encarar um novo pleito.

 

Uma boa notícia

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no país. Entre as 20 cidades que mais geraram emprego, Arapiraca, no Agreste de Alagoas e segunda maior cidade do estado, está em 12º lugar neste ranking.

 

Gerou empregos

Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, este levantamento demonstra que o mercado formal de trabalho gerou 19.282 empregos com carteira assinada no mês de março. O que representa um aumento de 0,05% em relação ao mês anterior.

Segundo o ministro, esse crescimento ressalta o reaquecimento do mercado de trabalho que voltou a gerar vagas após três meses consecutivos de queda. O resultado é superior ao registrado no mesmo período de 2014, quando foram gerados 13.117 postos de trabalho.

 

Expectativa

A expectativa do ministro Manoel Dias é que neste mês de abril e nos próximos o crescimento permaneça e o mercado siga na tendência do crescimento. “Tivemos um janeiro negativo, um fevereiro que estabilizou e março já geramos emprego. A expectativa é de um abril ainda melhor”, avaliou.

 

Foi destaque

No acumulado de2015, o saldo de vagas formais ainda está com mais de 50,3 mil postos de trabalho no vermelho. E na lista das cidades que mais criaram empregos formais neste ano quem se destacou em Alagoas não foi a capital Maceió, mas sim a interiorana Arapiraca, considerada a capital do Agreste do estado. Os dados seguem a tendência nacional em que cidades do interior superaram as capitais.

 

Comércio

Os setores do comércio e de serviços são responsáveis por este crescimento de Arapiraca. A gestão da prefeita Célia Rocha (PTB) tem valorizado e ressaltado a abertura de empregos com incentivos de novas empresas que se instalaram na região.

 

Exemplo

Exemplo disto, é a empresa de Call Center AeC que se instalou este ano na cidade, no térreo do Garden Shopping Arapiraca e gerou mais de 1.500 empregos diretos. Neste mês de abril, por incentivo da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), vem selecionando mais de cinco mil pessoas para ocuparem novos postos de trabalho no setor.

 

Arapiraca

Em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), sinalizou na manhã de ontem (27), a lombada na AL-220, em frente ao Hospital Chama.

 

Parceria

A prefeita Célia Rocha (PTB) ressaltou a importância da parceria firmada entre estado e município para que as ações de trânsito na rodovia estadual sejam executadas de forma imediata.

“Com esta parceria os serviços são executados com rapidez, proporcionando mais segurança no trânsito daquela via para a população, principalmente para os que nela trafegam diariamente”, frisou Célia Rocha.

Está atento

O titular da SMTT, Ricardo Teófilo, tem participado de reuniões com representantes do DER de Alagoas no sentido de agilizar qualquer tipo de serviço que venha a ser feito pelo município na AL-220 ou outra rodovia estadual que passe pela cidade de Arapiraca.

 

… Pensando nisto, a Prefeitura de Arapiraca lança, em mais um ano, as matrículas na Escola de Artes para estudantes da Rede Municipal de Ensino e população em geral.

 

…. As inscrições se iniciam já nesta terça-feira (28) e seguem até quinta (30) no local, situado no Centro de Apoio à Educação Integral II, vizinho à Escola Hugo Lima, na Praça Luiz Pereira Lima, bairro do Centro.

 

… Os cursos que estão sendo ofertados são de teclado, violão, canto, pintura em tela, mangá, capoeira, ballet e teatro.

 

… A prefeita Célia Rocha considera que esta é mais uma forma de estimular os dons dos jovens e crianças arapiraquenses, instigando cada uma delas a desempenhar, com auxílio dos professores, suas técnicas produtivas.