22 de Abril de 2015

Congresso Ondas de Choque Mendoza

XVIII Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Tratamento por Ondas de Choque – 16 a 18 de abril em Mendoza Argentina.

Realizado no Hotel Intercontinental de Mendoza Argentina o Congresso foi um sucesso total!

Lá estavam representados todos ou quase todos os centros de tratamento por ondas de choque do Brasil e do Mundo. Fui o único representante de Alagoas. Os próximos congressos serão na Malásia em 2016 e San Sebastian na Espanha em 2017.

Os assuntos mais variados possíveis. O tratamento por ondas de choque além da aplicação humana e em ortopedia também é realizado nos animais de pequeno e médio porte como cães e cavalos, e na urologia em doença de peyronie e disfunção erétil.

A médica veterinária de Brasília Lídia Dornelas apresentou tratamento experimental em tíbia de ratos. O Dr. Paulo Rockett ortopedista de Porto Alegre apresentou trabalho nas tendinopatias crônicas do tendão de aquiles.

O Dr. Peter M. Mihaylov da Bulgaria hoje radicado em Angola, urologista, falou sobre o inicio das Ondas de Choque. Falando em português foi muito importante para que tivéssemos uma visão geral dos trabalhos e da utilização dos aparelhos para esta atividade que possui mais de trinta anos, porém para a medicina tão nova.

Outro trabalho de grande valia foi do representante da Áustria D. Hercher, na regeneração de nervo femoral in vitro e in vivo, com regeneração das células de Schwann.

Aliado ao programa científico não poderia faltar o programa social com visita e coquetel na Enoteca (wine repository), o jantar no restaurante Don Mário, a visita a bodega Toneles e o almoço no sábado no Caicayén.