Flávio Gomes

21 de Abril de 2015

O jeito Tancredo de ser

Hoje completa 30 anos a morte de Tancredo Neves, último presidente da República eleito de forma indireta, pelo Congresso, mas que não tomou posse por estar doente. Quem assumiu foi o vice eleito, José Sarney, num golpe à Constituição Federal. Segue, a propósito, segue uma das estórias típicas de Tancredo, relatada pelo jornalista Ricardo Noblat: “Em fevereiro de 1985, Leitão de Abreu, chefe da Casa Civil do último general-presidente da ditadura de 64, avisou ao presidente eleito Tancredo Neves que Délio Jardim de Matos, ministro da Aeronáutica, estava furioso. Dizia que Tancredo se comprometera a não escolher para sucedê-lo seus desafetos Moreira Lima e Dioclécio Lima. Mas que estava prestes a fazê-lo. Corria contra isso um manifesto de brigadeiros. Tancredo telefonou para Aureliano Chaves, que apoiara sua eleição: ‘Você tem cinco minutos para dizer quem será o ministro da Aeronáutica: Moreira ou Dioclécio’. Aureliano preferiu Moreira. Tancredo telefonou para seu Secretário de Imprensa e orientou-o a anunciar o nome de Moreira. Francisco Dornelles, sobrinho de Tancredo, que a tudo assistiu, comentou: ‘Mas, o senhor fez o contrário do que o Leitão disse’. Tancredo: ‘Se existir um manifesto, quem assinou ainda terá tempo de retirar a assinatura. E quem não assinou não assinará mais’.  Tancredo pediu a Dornelles: ‘Procure o Leitão. Diga que foi Aureliano quem indicou Moreira. E que a essa altura eu não pude fazer mais nada’. Não houve manifesto.”

Suruagy 

A viúva, Dona Luzia, as filhas Mônica, Cristina, Patrícia e Walkíria, além de genros e netos de Divaldo Suruagy mandam celebrar missa do 30º dia da sua morte. Será hoje, às 19 horas, na Igreja de São Pedro, em Ponta Verde. Suruagy foi três vezes governador, senador, deputado estadual, deputado federal duas vezes e prefeito de Maceió.

Cotação

Dados de pesquisa do Ibrape realizada em Maceió, nos dias 4 e 5 de abril, com dois mil eleitores, foram divulgados em primeira mão pelo jornalista Voney Malta, em seu blog no Cada Minuto. E chamam a atenção pelos índices de rejeição da presidente Dilma Rousseff (76%), do prefeito Rui Palmeira (47%) e do governador Renan Filho (33%).

Consolo

Inegável que o início de gestão de Renan Filho registra problemas, como a falta de nomeação de dirigentes e assessores em vários órgãos, o que implica em prejuízo das atividades administrativas. Inegável, também, que o início do governo de Téo Vilela, seu antecessor, foi pior, por causa do decreto revogando reajustes dos servidores.

Orientação

A deputada estadual Jó Pereira (DEM) lançou a campanha Contribuinte Amigo, visando informar aos contribuintes que é possível eles destinarem até 3% do Imposto de Renda devido para Fundos da Infância e da Adolescência. Os fundos são geridos pelos conselhos da Criança e do Adolescente, que definem políticas públicas para crianças e adolescentes.

Curiosidade

A situação financeira dos municípios é difícil, segundo prefeitos, de Norte a Sul do Brasil, no que se inclui Alagoas. Mas, a um ano e meio das eleições municipais, não faltam candidatos. Aliás, a choradeira é antiga, porém nunca deixou de haver eleição, em lugar nenhum, por falta de interessados. Será apenas pelo exercício da cidadania?

Disputa

Além de Roberto Mendes Filho, que já está em fase de articulação de campanha, a jurista Fernanda Marinela tem o nome relacionado como possível candidata à sucessão de Thiago Bonfim na presidência da OAB/AL. É citado também, como candidato da situação, Nivaldo Barbosa da Silva Júnior, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados.

Argumento

De Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e expoente do PSDB, principal partido de oposição a Dilma Rousseff, contrariando boa parte dos tucanos: “Impeachment não pode ser tese. Ou houve razão objetiva ou não houve. Quem diz que houve razão objetiva é Justiça, é a polícia. Os partidos não podem se antecipar a tudo isso.”

 

* As lojas do Centro estarão fechadas e os órgãos públicos e agências bancárias também não irão funcionar hoje em Alagoas, por conta do feriado dedicado a Tiradentes. Nos shoppings, as lojas e os cinemas abrirão em horário normal, segundo a Fecomércio.

* O prefeito Rui Palmeira entrega hoje a quarta Unidade de Saúde da Família reformada, a USF São José, no bairro do Canaã.  A solenidade, com início às 10 horas, terá participação também da secretária municipal de Saúde, Sylvana Medeiros.

* A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente abre hoje o Parque Municipal, após reformas, com a ação “Vem Pro Parque”, a partir das 9 horas da manhã. Haverá grande caminhada pelas trilhas da reserva ecológica, a Trilha Tiradentes.

*A partir de amanhã, defensores públicos que atuam nas 1ª à 12ª Varas Cíveis receberão as partes na sub sede da Defensoria Pública, na Avenida Comendador Leão, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 14 horas, para atendimentos de acompanhamento processual.

*Voltado a estudantes da rede pública, grupos de terceira idade, entidades assistenciais e público em geral, o projeto “Quartas Eruditas” retorna amanhã, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com a Camerata Ero Dictus. Às 15h30m, com entrada gratuita.

* A Policia Militar de Alagoas dá sequência hoje à Semana Tiradentes, com a 3ª edição do projeto “Conhecendo a PM”, no pátio interno do Quartel do Comando Geral. A exposição, que é aberta ao público, vai até amanhã visa mostrar à população o trabalho da corporação.

* Amanhã é a última rodada da fase de classificação do Campeonato Alagoano, para definir os quatro finalistas da competição. Todos os jogos serão às 22 horas: ASA x CSA, Coruripe x CRB, CEO x Murici, Ipanema x Santa Rita. Haja coração…

 

“Responsabilidade fiscal é igual a sapato branco. Só é bonito no pé dos outros.”

Eduardo Cunha

Presidente da Câmara dos Deputados