Blog do Dresch

14 de Abril de 2015

Datafolha diz que Lula é imbatível

                   Apesar da campanha anti-petista, uma pesquisa Datafolha, divulgada neste Domingo, mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda é apontado pelos brasileiros como o melhor presidente da história. Ele foi citado por 50% das pessoas ouvidas na pesquisa. O segundo colocado, Fernando Henrique Cardoso aparece com 19%. O resultado da pesquisa do Instituto Datafolha é uma ducha gelada naqueles que tentam vincular os mal feitos das empreiteiras na Petrobrás com Lula, e que tentam responsabilizar o seu governo por irregularidades. Durante o governo Lula, o Brasil teve a maior distribuição de renda e a inclusão social que este país já viu, sem falar no respeito que o país obteve junto á comunidade internacional.

Há 120 anos nascia o futebol

                   O futebol brasileiro completa hoje (14) 120 anos da primeira partida realizada no país, graças ao brasileiro Charles Miller, que havia retornado da Inglaterra, em Novembro de 1894, trazendo consigo duas bolas e um livro de regras do futebol. No Domingo, 14 de Abril de 1895, ele reuniu funcionários da São Paulo Railway, responsável pela Ferrovia Santos-Jundiaí, e da Gás Company, que cuidava da iluminação da cidade de São Paulo. O local do jogo é inexato, mas sabe-se que foi na região da Várzea do Carmo, entre as ruas do Gasômetro e Santa Rosa, hoje um local tomado por prédios, bares, lojas e residências. Charles Miller havia sido atacante do time da escola de Bannister, hoje Southamptom e da seleção de Hampshire, quando estudou em Londres. Como no Brasil só havia o críquete, tradicional jogo inglês, Miller teve a ideia de mostrar o futebol aos brasileiros. O time da ferrovia venceu a partida por 4 a 2 e Miller fez dois dos gols. O jogo agradou aos participantes, que logo marcaram uma segunda partida. “Que ótimo esporte, que joguinho bom” disseram os “jogadores”, alguns ainda de calças por falta de uniforme adequado. A partir de então começaram a surgir os times como o Mackenzie (1898), o Germânia (atual Pinheiros, em 1899), o Internacional (1899) e o Paulistano, já em 1900. A primeira liga surgiu em 1901 e vários campos já haviam sido criados na capital paulistana. Miller se despediu dos gramados em 1910, depois de 66 jogos e 34 gols, mas depois virou árbitro. Morreu em 1953 aos 79 anos.


Unidades de Conservação

                   Um trabalho conjunto entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Codevasf deve assegurar a Alagoas mais três Unidades de Conservação (UCs) para proteção da biodiversidade. Duas destas áreas estariam na região do semiárido, no bioma Caatinga e a outra próxima á Área de proteção Ambiental da Marituba, na região sul do estado. As UCs são áreas legalmente protegidas, que podem ser de proteção integral (uso restrito) e de Uso Sustentável, com utilização equilibrada. Atualmente em Alagoas existem 51 UCs, sendo 33 Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

Consumo de placenta

                   Na Inglaterra o consumo da placenta após o parto tem gerado muita controvérsia. A doula Kathryn Beale, de 41 anos e dois filhos, esta sendo processada por autoridades inglesas por manipular a placenta em sua cozinha, para atender clientes adeptos á ideia. Além dela, cerca de 60 outras pessoas na Inglaterra trabalham com manipulação de placenta pós-parto, direcionada ao consumo da mãe, e algumas vezes, até do pai e do filho recém-nascido. Segundo os adeptos da prática, ela traz benefícios como o aumento do leite da mãe, a redução do sangramento após dar a luz, a estabilidade da pressão sanguínea, além da dar mais energia às mulheres nesse período.

Consumo de placenta 2

                   A placenta é consumida como sucos e vitaminas, mas também é transformada em cápsulas, remédios homeopáticos e essência. A prática é regulamentada pela IPEN (Independent Placenta Encapsulation Network) que, desde 2010, estima que entre 4 a 5 mil mulheres tenham usado esse serviço em todo o país. Beale recolhe a placenta após o parto e a coloca em uma caixa com gelo. Na sua cozinha elabora o suco com frutas e a placenta a um custo de 20 libras (R$ 92). Outra opção é cortar a placenta em fatias, desidrata-la e transformar em cápsulas, a um custo de 150 libras (perto de R$ 695).

Bateria de íon de alumínio

                   Um protótipo de bateria de íon de alumínio, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA poderá revolucionar o mercado dos carregadores convencionais. O novo modelo tem carregamento super-rápido (1 minuto), preço bem mais baixo, dobrabilidade e perfurabilidade. O protótipo criado pelos pesquisadores de Stamford consiste em um ânodo de alumínio e um cátodo feito de grafite, uma combinação de materiais que permite a produção de tensão suficiente (cerca de 2V) mesmo após milhares ciclos de recarga.

Bateria de íon de alumínio 2

                   A bateria pode ser recarregada em um minuto e é flexível, ou seja, pode ser dobrada para caber mais confortavelmente em vários dispositivos. Além disso, é bem mais barata, uma vez que o alumínio tem um custo muito menor que o lítio. Segundo um professor de química envolvido no projeto “nossa bateria tem tudo que se sonhou que uma bateria deve ter: eletrodos de baixo custo, boa segurança, carregamento de alta velocidade, flexibilidade e ciclo de vida mais longo”, afirmou o pesquisador de Stanford. A pesquisa foi publicada na edição on-line da Revista Nature.

 

  • Alagoas perdeu neste Domingo, o médico, professor, escritor José Medeiros. Foi também deputado estadual, secretário de Educação e de Saúde e membro da Academia Alagoana de Letras.
  • José Medeiros, além da versatilidade profissional, foi um exemplo de gentileza e de fidalguia. Amável, companheiro e com uma legião de amigos, ele nos deixou aos 84 anos.
  • Quem tambem partiu para outros espaços superiores foi o ex-senador, ex-ministro da justiça e do Supremo Tribunal Federal, o gaúcho Paulo Brossard.
  • Nascido em Bagé, na fronteira com o Uruguai, em 1924, filho de estancieiros (pecuaristas), Brossard elegeu-se deputado estadual em 1954 e não mais largou a política.
  • Foi um dos fundadores do antigo MDB (depois PMDB) e enfrentou o governo militar, principalmente após se eleger para o Senado em 1974.
  • Ontem, foi a vez de seguir seu caminho, o jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano. Autor da obra prima “As veias abertas da América Latina” onde narrou a exploração do nosso continente pelos europeus e pelos americanos, o livro sempre foi leitura obrigatória para a esquerda mundial.