Flávio Gomes

14 de Abril de 2015

Brasil verde-amarelo

Do jornalista Carlos Alberto Di Franco: “… Para o ex-presidente Lula – um político que deve muito à liberdade de imprensa e de expressão- jornalismo bom é o que fala bem. Jornalismo que apura e opina com isenção incomoda, irrita e ‘provoca azia’. Está, na visão de Lula, a serviço da ‘elite brasileira’. Além da defesa da liberdade de imprensa e de expressão, as passeatas deram outro recado: o do repúdio à intolerância. A radicalização ideológica não tem a cara do brasileiro. O PT tenta dividir o Brasil ao meio. Jogar pobres contra ricos, negros contra brancos, homos contra heteros. Quer substituir o Brasil da alegria pelo país do ódio e da divisão. Tenta arrancar com o fórceps da luta de classes o espírito mágico dos brasileiros. Procura extirpar o DNA, a alma de um povo bom, aberto e multicolorido.  Não quer o Brasil café com leite. Está surgindo, de forma acelerada, uma nova ‘democracia’ totalitária e ditatorial, que pretende espoliar milhões de cidadãos do direito fundamental de opinar, elemento essencial da democracia. Mas ninguém, ninguém mesmo, impedirá o cumprimento do primeiro mandamento da nossa profissão: transmitir a verdade dos fatos.”

Chabu

O resultado do novo ato anti-Dilma deu no previsto: realizado pouco tempo após a manifestação de 15 de março (que, sem dúvida, mexeu com o governo), reuniu muito menos manifestantes. Alguns não voltaram por causa da defesa, por uns poucos, da ditadura militar. Outros, por conformismo, à falta de efeito concreto do anterior.

Ansiedade

O governador Renan Filho ainda está fechando os dados dos seus primeiros 100 dias de governo. Só a partir da publicidade desse trabalho se saberá o que foi feito e o que se pretende fazer. Há muita expectativa dos servidores públicos sobre uma política salarial. Ou, pelo menos, uma decisão sobre concessão ou não de reajuste este ano.

Entusiasmo

Na reunião de Renan Filho com o setor do turismo, semana passada, o empresário Carlos Gatto, do ramo hoteleiro, foi enfático em elogios à equipe de governo: “É mais que um time, é uma Seleção”, chegou a dizer. O mesmo sentimento era compartilhado pela maioria dos presentes, confiante no sucesso do governo que se inicia.

O outro lado

A Câmara Municipal de Maceió concedeu mais gratuidade no transporte público. Agora, para pessoas com deficiência e portadores de doenças crônicas, ampliando a lei que deu o benefício a deficiente mental / sensorial ou obesidade mórbida. Resta dizer que mais gratuidade implica em mais impacto no custo da tarifa, para quem paga.

Desigualdade

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, participa, em Aracaju, de encontro da Confederação Nacional dos Municípios para debater propostas ao Pacto Federativo. Hoje, após repassar fundos constitucionais e programas sociais, a União fica com 60% dos tributos, Estados e Distrito federal com 25% e os municípios com apenas 16%.

Determinação

Em blog na Gazetaweb, Eduardo Almeida fala sobre Luís Vale, procurador do Estado em Alagoas. Vale foi aprovado quando fazia 7º período de Direito, no Ceará. E se explica: “Quando conheci a área, ainda no início do curso, decidi que era aquilo que queria fazer para o resto da vida. Então, tracei o caminho mais curto até a aprovação”.

Opinião

Da presidente Dilma Rousseff: “Reduzir a maioridade penal não vai resolver o problema da delinquência juvenil. Isso não significa dizer que eu seja favorável à impunidade. Menores que tenham cometido algum tipo de delito precisam se submeter a medidas socioeducativas, que nos casos mais graves já impõem privação da liberdade. Para isso, o país tem uma legislação avançada: o Estatuto da Criança e do Adolescente”.

 

 

*Foi sepultado ontem à tarde, no Parque das Flores, o médico José Medeiros, 84 anos. Ele faleceu domingo, vítima de câncer. Além de exercer a medicina, era escritor. Muito querido, foi ainda deputado estadual e secretário estadual da Educação e da Saúde.

*Corecon/AL e Sindecon/AL promovem café da manhã hoje, 8 horas, no Hotel Maceió Mar, para economistas e convidados. No encontro, haverá palestra de Manuel Enriquez Garcia , professor da USP e presidente da Ordem dos Economistas do Brasil,.

* Paulo Machado Cordeiro, que atuou muitos anos como juiz federal em Alagoas, toma posse hoje, 17 horas, como desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, com sede em Recife. Ele foi promovido pelo critério de merecimento.

*Empresários e empreendedores de Girau do Ponciano participam, desde ontem e até 6ª feira, 17, de uma Oficina Sebrae de Empreendedorismo, no Ginásio de Esportes Djalma Nunes. Das 19 às 22 horas ocorrem capacitações em gestão e inovação em negócios.

*Durante a 7ª Semana do Microempreendedor Individual, que acontece até 6ª feira, 17, a população pode obter informações e se formalizar como MEI nos escritórios e pontos de atendimento em Maceió, Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.

*Estudantes, professores e servidores podem contribuir, hoje, com a ação solidária de doação de sangue promovida pela Ejec – Empresa Junior de Engenharia Civil e Arquitetura. Das 8 às 17 horas, no estacionamento no Cetec, no Campus A. C. Simões.

*À exceção do ASA, que faz boa campanha, o Campeonato Alagoano está embolado do ponto de vista técnico, para pior. Está um autêntico perde-ganha. O CSA, por exemplo, perdeu duas seguidas para o CRB e tem boas chances de chegar às finais.

 

“Ou a empresa está sendo achacada ou está comprando favores futuros”

Luís Roberto Barroso

Ministro do STF, no blog “Os Constitucionalistas”, ao dizer que o financiamento eleitoral por empresa é antidemocrático e antirrepublicano