Flávio Gomes

12 de Abril de 2015

Um governo provisório

Do jornalista Ricardo Noblat: “… O Palácio do Planalto é um ninho de cobras venenosas, todas elas do PT. Por que se arriscar a ser picado por elas? Quem convive de perto com Dilma sabe como é difícil lidar com seu temperamento explosivo. Ela confia em poucos. Centraliza o poder. E detesta a política e os políticos. O ministério da coordenação política é o que registra o maior número de óbitos desde o início do governo Dilma… Para que o estrago em sua imagem não fosse maior, só lhe restou improvisar outra vez: convidou Temer para assumir a articulação política do governo. Joaquim Levy, ministro da Fazenda, é quem manda na Economia. Tenta corrigir os erros cometidos por seu antecessor no cargo, Guido Mantega, e por Dilma, que pensa que entende de Economia. Caberá a Temer mandar na Política. Sobrará o quê para Dilma? Pouco sobraria se essa divisão de fato funcionasse. Mas, não. Dilma fiscaliza de perto até o que Levy diz em palestras… A tese de que Dilma fez uma jogada de mestre jogando Temer, presidente do PMDB, contra Eduardo e Renan, pode interessar aos porta-vozes informais dela, mas não se sustenta na vida real. Sozinho, Temer não manda no PMDB. Entre virar um pau mandado de Dilma e continuar influente no seu partido, preferirá o segundo caminho. Logo… É só dar tempo ao tempo para conferir que foi mais uma jogada desastrada de uma presidente famosa por sua incompetência. A culpa é de Lula que a inventou. Desde que se convenceu do seu erro, Lula tenta sem sucesso reassumir o controle do avião.”

Decidido

Pode ter passado despercebido para muitos, mas, nas entrelinhas de recente entrevista à “Gazeta de Alagoas”, o governador Renan Filho deixou claro que este ano não deverá haver reajuste para os servidores públicos nem contratações de pessoal. Há quem defenda, contudo, aumento pelo menos para aqueles servidores que têm salários menores.

Perspectiva 

Está programada para hoje nova manifestação contra o governo do PT, em todo o Brasil. Mas a tendência é ter menor intensidade que em 15 de março. Razões: não houve efeito prático algum do ato passado, o tempo entre um e outro é curto (um mês) e hoje há concorrência com jogos decisivos de campeonatos de futebol em vários Estados.

Mais um

Nosso conterrâneo Vinícius Lages acabou sendo outra vítima de joguete político. Seu desempenho como ministro do Turismo, em um ano e quatro meses no cargo, continua bastante elogiado, mas prevaleceram outros interesses e ele está sendo substituído pelo ex-deputado Henrique Alves. Que entende de turismo tanto quanto Lula de Português.

Aplauso

Finalmente alguém lembrou dos usuários do SUS. Foi a vereadora Heloísa Helena, que apresentou projeto, agora lei, fixando prazos para atendimento nas unidades de saúde de Maceió. Para ela há “inaceitável abismo entre o que está estabelecido no arcabouço jurídico e a realidade de indignidade e humilhação imposta à maioria da população”.

Agenda

O desembargador José Carlos Malta Marques assume amanhã o cargo de vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas. A solenidade será às 14 horas, na nova sede do TRE/AL, na Avenida Aristeu de Andrade. Ex-presidente do Tribunal de Justiça, Malta Marques é egresso do Ministério Público, tendo presidido a associação da categoria.

Maratona

Passear pelas calçadas na orla marítima de Maceió, da Pajuçara à Jatiúca, é exercício de paciência, principalmente aos domingos, como hoje. O cidadão tem de disputar espaço com carrinhos de ambulantes, skates, bicicletas e, eventualmente, até motos. Já houve até morte por atropelamento na calçada. Mas não se toma nenhuma providência.

Opinião

Do jornalista Merval Pereira, “O Globo”: “A presidente Dilma falar que a Petrobras já limpou o que tinha de limpar cria um clima de indignação na população. Mais uma vez o governo e seus aliados tentam dourar a pílula, tentando fingir que as coisas estão voltando ao normal. E não estão. Estratégia do PT que só faz piorar a situação.”

 

*A Câmara Municipal de Maceió realiza amanhã, 15 horas, sessão especial para discutir políticas públicas para crianças em situação de rua, por proposta da vereadora Teresa Nelma. Haverá aula inaugural do curso de capacitação para operadores do Sistema de Garantia e Direito.

*A Prefeitura de Maceió convoca a população para audiências públicas de elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016. A primeira é amanhã, 9 horas, no auditório da Casa da Indústria; a outra, dia 17, 9 horas, na Escola Municipal de Governo.

*A Semana do Microempreendedor Individual 2015, promovida pelo Sebrae, acontece de amanhã ao dia 17, em 36 municípios em Alagoas. Haverá atividades e oficinas ao longo de todo este mês. Em Maceió, será num ponto de atendimento na Praça Deodoro, no Centro.

*Informa a secretaria estadual do Planejamento, Gestão e Patrimônio que as Centrais Já!, a partir de amanhã terão um novo horário de atendimento ao público. Em Maceió, será realizado das 8 às 17 horas; nas unidades localizadas no interior, das 8 às 14 horas.

 

*O programa “Aplauso” de hoje, das 10 horas ao meio-dia, pela Educativa FM, abordar sucessos e bastidores dos festivais de MPB dos anos 60 e início dos 70, que impulsionaram carreiras de grandes nomes da nossa música. A produção, como sempre, é de Givaldo Kleber.

 

*A Ufal hoje promove edição especial da Feira Orgânica, a partir das 7h30m, na Praça Centenário, Farol. A Feira Orgânica é resultado do projeto do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) intitulado Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia.

*Rodada de hoje pelo Campeonato Alagoano, às 16 horas: Murici x CSA, em Murici; Santa Rita x CEO, em Boca da Mata; CSE x Ipanema, em Palmeira dos Índios. Amanhã, às 20 horas, tem CRB x Coruripe, no Trapichão, jogo adiado da primeira fase do segundo turno.

 

“O PT passou boa parte da sua existência querendo provar que era diferente dos outros. Hoje, faz um esforço enorme para se mostrar igual aos outros.”

Aécio Neves

Senador do PSDB/MG e presidente nacional do partido