Blog do Dresch

12 de Abril de 2015

Maceió terá nova rede de farmácias

                   A segunda maior rede de farmácias do país, a DPSP, pretende instalar-se em Alagoas. A pretensão foi manifestada por executivos do grupo á Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires esta semana. A ideia é montar uma central de distribuição no estado, e possivelmente a construção de novas lojas. O grupo nasceu de uma fusão entre a Drogaria Pacheco e a Drogaria São Paulo, em Agosto de 2011. Hoje o grupo administra 959 lojas espalhadas por todo o país, e estima abrir mais 160 neste ano de 2015. Segundo seus dirigentes a rede hoje emprega mais de 22 mil pessoas.

Transplante de pênis

                   Uma equipe médica sul-africana revelou esta semana ter conseguido realizar o primeiro transplante de pênis bem sucedido no mundo. O anúncio foi feito pelo professor Frank Graewe, chefe do departamento de cirurgia reconstrutiva da Universidade de Stellenbosch, salientando que o procedimento foi realizado há três meses. O paciente, um jovem sul-africano de 21 anos recuperou todas as funções urinárias e reprodutivas do orgão. O pênis do rapaz teve de ser amputado há três anos, após uma infecção causada por uma circuncisão mal realizada durante uma tradicional cerimônia africana. O paciente foi operado no Hospital Tygenberg, na Cidade do Cabo em 11 de Dezembro, sendo que a cirurgia durou nove horas. O pênis transplantado foi retirado de um doador já falecido. A operação teve grande repercussão na Africa do Sul, onde as infecções e a necessidade de amputação do pênis são frequentes após cerimônias de iniciação. A circuncisão tradicional, por retirada do prepúcio, ocorre no fim da adolescência em várias culturas sul-africanas, após um período de iniciação na floresta. A cada ano, o país lamenta o número de mortos e mutilados em função da prática. Entre 2003 e 2013, 486 jovens morreram após os ritos de passagem para a vida adulta, com mais frequência por infecções ou gangrenas consecutivas à circuncisão. Outro transplante de pênis já havia sido realizada na China em 2006. Apesar do sucesso cirúrgico, o orgão teve de ser retirado em razão de “problemas psicológicos do paciente”.


Hábitos alimentares

                   Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que apenas 24,1% dos brasileiros ingerem a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A quantidade recomendada é de 400 gramas diários, em cinco ou mais dias da semana. Entre os homens o consumo ainda é menor, alcançando somente 19,3%, enquanto que nas mulheres o percentual sobe para 28,3%. O estudo mostrou também que 29,4% da população ainda consomem carne com excesso de gordura. Neste aspecto os homens ingerem duas vezes mais: 38,4%.

Hábitos alimentares 2

                   Outro dado levantado na pesquisa mostra que o brasileiro tem diminuído a ingestão de refrigerantes, item que caiu 20% nos últimos seis anos. Entretanto, mais de 20% da população consome o produto cinco ou mais vezes na semana. Em relação aos alimentos mais consumidos pelos brasileiros o consumo de feijão, por cinco ou mais vezes na semana, atinge 66% da população. Os homens tem o percentual maior. 73%, enquanto que as 61% das mulheres brasileiras consomem o feijão.

A família de Jesus

                   Um pesquisador que realiza seus trabalhos de geologia em Israel, diz ter provas inequívocas de que Jesus foi casado, teve um filho e não ressuscitou. Em entrevista concedida ao jornal New York Times, o Dr. Aryeh Shimron afirmou que novos testes revelaram que a Tumba de Talpiot, descoberta na década de 80, no leste de Jerusalém, era na verdade, da família de Jesus de Nazaré, sua mulher, Maria e de seu filho, Judas. O geologista e pesquisador esta convencido de ter estabelecido uma conexão geoquímica entre elementos específicos encontrados em amostras coletadas na citada tumba e do ossuário de “Tiago, filho de José, irmão de Jesus” segundo inscrição em aramaico.

A família de Jesus 2

                   Através dos testes químicos, o Dr. Shimron ligou a caixa contendo os ossos de Tiago, à tumba da família do filho de Deus no leste da cidade de Talpiot. Como dentro da caixa foram encontrados ossos, a possibilidade da ressureição foi descartada, segundo o pesquisador. “A evidência é além da esperada” disse na entrevista. O trabalho do pesquisador tem levantado controvérsias ao longo dos anos. Ele tem se dedicado ás evidências em que acredita, desde o descobrimento da tumba. Porém sua tese é questionada principalmente porque nomes como Maria, José, Jesus, e Tiago eram bastante comuns na época, segundo estatísticas de outros pesquisadores.

Novas viaturas

                   O Corpo de Bombeiros Militar recebeu sexta feira, seis novas viaturas do tipo Auto Resgate (ARs), adquiridas com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública e com contrapartida do Governo de Alagoas. As novas viaturas são equipadas para a realização de serviços de atendimento pré-hospitalar (incluindo um desfibrilador) e serviços de salvamento como desencarceramento, serras, capacetes, capas de aproximação, e cabos de salvamento. Cada unidade custou R$ 120 mil, e são dotadas de um chassi maior que o convencional, para a instalação dos equipamentos.

 

  • O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab cumpre agenda em Alagoas nesta segunda feira (13) segundo informou a sua assessoria.
  • Ele vem a Maceió para desenvolver ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na questão da mobilidade urbana, atendendo pleitos feitos recentemente pelo governador Renan Filho e pelo Prefeito da capital, Rui Palmeira.
  • A assessoria de Kassab confirmou ainda que o Ministro também terá encontros com o governador no Palácio República dos Palmares e com o prefeito de Maceió no gabinete da Prefeitura.
  • A presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, Amélia Fernandes, confirmou manifestação pública da entidade, contra o projeto de lei da terceirização, nesta quarta feira (15) em Maceió e em Arapiraca.
  • Para Amélia a terceirização, aprovada pela Câmara dos Deputados na semana passada, “é um retrocesso” para o país e que ela significa “rasgar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a maior conquista dos trabalhadores brasileiros em todos os tempos”.