Edmilson Teixeira

10 de Abril de 2015

Messias; na mira do progresso

Prefeito Jarbinhas   comanda durante o dia de hoje, uma  série de inaugurações; com destaque para Polo onde  se instalará o Distrito Industrial. O Distrito  que leva o nome do saudoso empresário José Aprígio Vilela, visa proporcionar o crescimento e o empreendedorismo da região, sobretudo  com o advento  de novas empresas para a cidade, gerando emprego e renda para centenas de famílias.   “Pretendemos, com a inauguração do Distrito, não só gerar emprego e renda, mas também valorizar e empreender toda a nossa região”, disse o prefeito. Segundo a assessoria da Prefeitura, entre as autoridades convidadas, estarão Renan Filho, Téo Vilela entre outros.   

 

Messias- visão

 

Para assegurar o Distrito em Messias, o vice-prefeito Luiz Emílio informou que estão sendo abertos novos cursos para aperfeiçoar e capacitar os empresários locais. Nesta mesma data, a Casa do Empreendedor e do Agricultor de Messias, em parceria com o Sebrae/AL, estarão promovendo o curso ‘Sei Comprar’ para os  microempreendedores do município. “Não adianta somente construir e fazer um empreendimento dessa estrutura; temos que qualificar essas pessoas e a Prefeitura está trabalhando para isto”, ressaltou o secretário de Administração e Finanças, Adelmo Júnior.

 

Carro Pipa e a burocracia

Representantes municipais e governo do estado se reuniram ontem na sede da AMA, a fim de buscar solução imediata quanto à questão da viabilização de carros pipa para atender as regiões castigadas pela seca. Já há quem diga  que o inverno chegará e essa burocracia  não sairá do papel.  Mas,  na AMA o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Moisés Pereira, garantiu que dentro de 15 dias a “Operação Pipa” deve estar sendo executada. Ao que se sabem, os investimentos vão partir do Fecoep, que é Fundo Estadual de Combate a Pobreza de Alagoas, criado há 10 anos quando Lessa governava Alagoas. Esse tal de Fecoep  é abastecido com o nosso dinheiro, cujaalíquota extra de 2% de ICMS está embutida quando a gente paga a  gasolina, etanol e a energia elétrica. 

Pilar

A Prefeitura  vem realizando uma ampla reforma no maior complexo educacional do município, que é o CAIC, onde funciona a Escola Professor Arthur Ramos, localizada na parte alta da cidade. Na manhã de quarta-feira, o prefeito Carlos Alberto Canuto fez questão de acompanhar as obras, com alguns de seus secretários.  Canuto comentou que o prédio teria passado por uma reforma há oito anos; e a situação recente não era agradável para um universo de mais de 2.300 alunos. “Conforto, comodidade e segurança é o que estamos adotando para que todos tenham o prazer de frequentar as salas de aulas”, disse.

 

Monteirópolis

 

Comenta em seu blog, Diego Barros (Minutosertão) que após quase 55 anos que deixou de ser um povoado pertencente ao município de Pão de Açúcar e se tornou cidade, Monteirópolis conta agora com ensino médio completo. Detalhe: Como todos os professores efetivos da escola estadual  já estão aposentados, as três turmas de ensino médio, bem como as turmas de ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), são levadas adiante por monitores. A única professora efetiva da escola ocupa a função de diretora. A unidade possui mais de 230 alunos e funciona nos três turnos.

 

 

 

Pescadores

 

Durante a manhã de hoje, estão sendo esperados em Maceió,  representantes de 40 Colônias de Pescadores do interior e capital.  O encontro é para uma reunião solicitada pela Federação da categoria, junto com o INSS, que visa tratar do seguro defeso do pescador artesanal, que agora tem novas regras e passou a ser concedido pelo INSS desde 1° de abril. Antes era concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O evento começa às 9h  às 9h, na sede da própria Federação,  na Av. Senador Rui Palmeira, no Vergel. Presença garantida do gerente executivo do INSS em Alagoas, Edgar Barros dos Santos.

Viçosa

O núcleo de Promoção à saúde de Viçosa estará realizando na próxima terça-feira, a culminância das ações educativas de combate a dengue e a febre chikungunya. O evento será na Avenida Firmino Maia, no primeiro galpão da feira livre, a partir das 8hs.

O evento encerra o período de ações educativas da Saúde nas escolas municipais e estaduais de Viçosa. Durante um mês a equipe de Promoção à Saúde fez campanhas sobre a importância e os cuidados para combater a dengue e a febre chikungunya.

 

Porto Calvo

Começa amanhã e segue até o domingo, as celebrações festivas  dos 379 anos de aniversário de Porto  Calvo. O sábado será movimentado com disputa de jogos esportivos. Momentos cívicos, religiosos, culturais, inaugurações e show musical em praça prometem agitar o dia todo do domingo, data oficial da festa.

 

Campo Alegre

Na manhã de quarta-feira, a deputada estadual Jó Pereira participou do lançamento para este ano, do programa “Barriga Cheia” que vai atender aos  municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre. “Enquanto parlamentar, serei uma defensora dos municípios e das pessoas que neles residem e a agricultura é uma das áreas importantes para a sobrevivência das famílias”, disse. O programa é uma parceria com o governo de Alagoas e que envolve também as usinas de açúcar que estão instaladas nos referidos municípios.

Boca da Mata

Para os que apreciam a boa música e gosta de poesias não podem deixar de participar, neste sábado, a partir das 19h, no Centro de Referência da Juventude, em Boca da Mata, do “Sarau de Poemas Girassol: Um encontro entre músicas e poesias”. A iniciativa é do Projeto Academia do Desenvolvimento Juvenil, patrocinado pela Petrobras, governo federal Pátria Educadora.

 

Boca da Mata – debate

 

Durante o evento, que é aberto ao público, os presentes terão a oportunidade de assistir declamações e leituras de poesias, atrações musicais e debates literários com professores convidados. Os participantes também podem fazer perguntas e posicionamentos. Para o presidente do Instituto Girassol, Sandro Santos, o propósito do Sarau de Poemas é promover um momento de apreciação e divulgação da literatura e da música para o público geral.