8 de Abril de 2015

Postura.

O ser humano em sua evolução passou para uma posição de bípede. Ou seja. Ficou de pé, ergueu o dorso e levantou a cabeça. Com sua condição de inteligência, racionalidade, iniciou o seu domínio sobre os outros animais.

Acontece que a coluna vertebral que antes se colocava paralela ao solo ficou perpendicular. Começou a sofrer o efeito da gravidade em maior escala. O peso do corpo que era dividido por quatro passou para dois membros. E assim sucessivamente.

Vieram as dores na coluna vertebral e nos membros inferiores, principalmente joelhos e pés.

Ao dormir. Sempre de lado ou de barriga para cima. (decúbito lateral ou decúbito dorsal). Nunca de barriga para baixo. Não ler deitado ou ver TV deitado. O colchão deve ser de espuma de boa qualidade e ter a densidade para o usuário de maior peso. As lojas revendedoras possuem uma tabela.

Ao sair da cama. Sempre de lado colocando para fora da mesma, primeiro os membros inferiores. Erguendo-se lateralmente sem forçar a coluna lombar. Antes mesmo de levantar fazer como os animais espreguiçar-se. Alongar os músculos que permaneceram várias hora em repouso.

De pé levantar sempre a cabeça, pois automaticamente os ombros se erguerão. Não ficar olhando para o solo tornando-se corcunda.

Ao pegar algum objeto no solo. Dobrar sempre os joelhos e não as costas. Caso necessite ficar abaixado por longo tempo sentar num banco ou cadeira baixa.

Sentado no trabalho ou lazer. Sempre com as costas junto ao encosto da cadeira. Sempre sentado sobre as nádegas. Os glúteos tem mais massa muscular para este apoio. Nunca se derrear porque termina sentando na coluna lombar. Os pés apoiados no solo. Hoje existem cadeiras com rodizio e com regulagem de altura, pois a média de altura tem mudado muito.

Caso possível fazer alongamentos para a coluna e os membros mesmo durante o trabalho. Não sendo possível sair da posição sentada a cada hora se deslocando para outro ambiente.

Caso digite ou escreva muito procurar estar com o computador na altura dos olhos. Os membros superiores sempre apoiados dos cotovelos para as mãos.

Algumas profissões em especial, como os odontólogos, necessitam sempre alongar e reforçar a musculatura que sustenta a coluna vertebral e a dos membros superiores.

Para que tenhamos uma coluna protegida e os membros superiores e inferiores rígidos, necessitamos sempre fazer exercícios. Caminhada, natação, hidroginástica, pilates, academia, bike, futebol, etc. Fazer de preferencia aquilo que goste e tenha prazer. Um mínimo de três vezes por semana de quarenta e cinto minutos à uma hora.