Ailton Villanova

8 de Abril de 2015

Atendeu convocação

O jornalista Eli Mário é o mais novo integrante do staff do deputado estadual Inácio de Loyola na Assembleia Legislativa. Eli Mário, que é irmão do ex-deputado estadual e ex-superintendente da Sudene, Elionaldo Magalhães, tem uma larga experiência na vida pública e já foi, inclusive, secretário municipal da Prefeitura de Arapiraca.

 

Responsabilidade

“Para mim é uma honra fazer parte da equipe do deputado Inácio Loyola, cujo trabalho é reconhecido pelo povo alagoano, em especial do alto Sertão de Alagoas. Atendi sim a sua convocação e vou me empenhar para corresponder com essa nova responsabilidade, dando a minha parcela de contribuição para divulgar as suas ações”, observou o jornalista Eli Mário Magalhães.

 

Força total

Mais uma vez a  prefeita Célia Rocha demonstrou força e afinação com o governador Renan Filho. Em seu discurso, o jovem governador ressaltou a Boa parceria com a equipe da gestora agrestina. Em tempo,  ele já esteve na  Cidade três vezes em pouco mais de 100 dias de administração. Em todas as oportunidades desfilou ao lado da prefeita.

 

Dinheiro pra gastar

A mais recente visita foi nesta segunda-feira,  6, quando a comitiva do governador veio assinar a ordem de serviço do gasoduto Penedo – Arapiraca. Um investimento milionário que devera impulsionar ainda mais o crescimento da região- tendo Arapiraca como propulsora.

 

Abacaxis descascados

Enquanto muitos prefeitos desviam do caminho e não querem falar em investir no esgotamento sanitário de suas cidades,  Célia Rocha colocou o assunto debaixo do Braço e só descansou quando resolveu a questão,  ou o abacaxi, no caso.

 

Doce investimento

Na prática o trabalho árduo da prefeita Célia resultou numa obra que vai mudar a qualidade de vida da população do munícipio  e receberá investimentos na ordem de R$ 47 milhões. A estação de tratamento do esgoto,  que Marca esse projeto,  será construída no povoado Cangandú

 

Combate a dengue

Enquanto outros municípios estão em estado de alerta por conta de surtos de dengue, Arapiraca continua se prevenindo. Ao informar à população, com abertura e clareza, a cidade se municia de armas como a informação e o boca-a-boca para combater o mosquito transmissor.

Neste mês de março, a Prefeitura de Arapiraca iniciou um extenso mutirão contra a dengue em diversos bairros, que segue até junho deste ano.

 

Tiro de Guerra

Esta atividade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Promoção da Saúde, Coordenação das Ações em Combate à Dengue, Vigilância em Saúde e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), tem o apoio ainda de equipes do Tiro de Guerra (TG) com ativadores para o combate à doença.

 

Casos notificados

De acordo com o Boletim Informativo de Dengue (BID), elaborado pelo Setor de Informação e Análise em Saúde, da SMS, em 2014, Arapiraca apresentou 2.637 casos notificados.

Através deste estudo, pode se notabilizar um decréscimo com relação ao ano anterior: em 2013, foram registrados 3.647. Isto é, uma diferença de mais de mil casos.

 

Prevenção

Como prevenção, para que estes números diminuam ainda mais, a prefeita Célia Rocha determinou que um mutirão fosse realizando com um cronograma abrangente, visto que os meses de maio e junho do ano passado apresentaram altos índices de incidência de dengue nos postos e hospitais.

 

… O mutirão está chegando nos bairros, comunidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

 

… Orientações estão sendo dadas pelas equipes das próprias UBS de cada bairro, membros da Promoção da Saúde e agentes de endemias do CCZ, a fim de evitar que a desova do Aedes aegypti se dê em calhas e pneus com acúmulo de água, em garrafas viradas para cima, em pratos de plantas ou em caixas d'água mal tampadas, por exemplo.

 

… No início da tarde desta terça-feira (7), a prefeita Célia Rocha, acompanhada da secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Myrka Lúcio, oficializou a doação de terreno para construção de uma unidade modelo do Serviço Nacional do Comércio (Senac/AL) na cidade de Arapiraca.