Flávio Gomes

1 de novembro de 1201

A máquina do PT voltou

Pedro Luiz Rodrigues: “O Partido dos Trabalhadores – com tanta gente sua fazendo de conta que trabalha para Temer, em ministérios estratégicos, agências e diversos órgãos públicos federais – está pronto para deslanchar a festa tão logo se inicie o processo eleitoral de 2018. No partido, e fora dele, ninguém parece ter dúvidas de que se até então não tiver sido internado na Papuda, o ex-presidente despontará na cabeça do páreo. Os marqueteiros de Lula retomaram plena atividade. Dentro do país, o ex-presidente embarca numa nova caravana rodoviária e midiática.  Lá fora, bota-se óleo na máquina com que contava o PT nos seus anos no poder, e que nunca chegou propriamente a ser desmontada. Muitos, em Brasília e em alguns dos melhores endereços ao redor do mundo, têm porta-retratos com a imagem de Lula e efusivas dedicatórias – que por precaução foram retirados da posição de destaque que antes ocupavam e enfiados em fundos de gaveta. No exterior a movimentação começou na Espanha, onde o ex-presidente foi indicado a procurar o jornal El Mundo para fazer penitência e responsabilizar Dilma Rousseff pela extraordinária perda de credibilidade e de prestígio do PT nos últimos anos. O que faltou a Lula explicar é por que sabendo dessas insuficiências, deixou sua pupila destruir o Brasil, que foi o que ela fez em seu segundo mandato.”

Picuinha

A Secretaria da Fazenda já tem em caixa o suficiente para a despesa com o 13º salário do funcionalismo. Mas as entidades empresariais do Comércio só querem a liberação do pagamento em dezembro, para evitar que servidores façam compras fora do Estado. O governador Renan Filho deve decidir sobre isso.

Chance única

A partir de hoje, e até 30 de novembro, o governo estadual está executando o Profis, para que contribuintes com débitos junto ao fisco possam pagá-los com desconto considerável nas multas e parcelamento em longo prazo. George Santoro, secretário da Fazenda, adverte: outra chance dessa só daqui a cinco anos.

Cenário

Secretário George Santoro, sobre a situação financeira do Estado: “Mudamos muita coisa em relação a como cobrar tributos, dando uma nova eficiência ao fisco de Alagoas. Temos tido um ganho muito grande em todas as esferas e conseguimos reduzir bastante as despesas, sem mexer na prestação de serviços”.

Argumento

A executiva do PT/AL emitiu nota defendendo a participação do partido no governo Renan Filho pelo fato de o governador apoiar o ex-presidente Lula. Trecho da nota: “Lula e o PT correm grande risco de serem aniquilados e, junto com eles, todas as esperanças do povo brasileiro que um dia aprendeu que pode ser feliz”.

Descaso

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT) denunciou, com imagens pelas redes sociais, que a canoa de tolda de Piranhas, utilizada na novela “Velho Chico”, está abandonada pela prefeitura local. No mundo, só existem três embarcações desse tipo: a de Piranhas e as de Brejo Novo (SE) e do Museu do Mar, Santa Catarina.

Dois pesos

A determinação para a derrubada das barracas da Praia do Francês é da Justiça Federal, por ação de iniciativa do Ministério Público. Mas não custa perguntar: as casas de luxo edificadas à beira mar da Barra de São Miguel e às margens das Lagoas Mundaú e Manguaba usufruem de algum tipo de imunidade?

Regalia

Jornal “O Dia”: Sérgio Cabral poderá usufruir de uma nova sala de cinema com home theater, instalada na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio. Graças decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, que impediu o ex-governador de ser transferido para um presídio federal em Mato Grosso do Sul.

 

* O prefeito Rui Palmeira entrega hoje, às 10 horas, as obras de revitalização na Grota da Moenda, entre a Pitanguinha e o Feitosa. A intervenção contemplou a pintura de imóveis, grafitagem em paredões, pomar, parque infantil e melhorias na infraestrutura.

*A Federação das Indústrias de Alagoas e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas assinaram contrato pelo qual a corporação passa a utilizar o espaço da antiga Escola do Sesi, no Trapiche da Barra, em Maceió, para atividades de ensino e pesquisa.

*O Shopping Pátio Maceió anuncia, para ainda este ano, sete novas lojas nos segmentos da moda e alimentação: Bella Bijou, Domno Moda Masculina, Magazine São Paulo, Boteco Society, Sarah’s Esfihas, Oh, My Dog – Sanduíches e Hot-dog e Casa Léa.

*Arapiraquenses exultaram, anteontem, quando Chico Pinheiro, apresentador do programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, anunciou: “Salve Arapiraca, no Agreste alagoano, que está fazendo 93 anos. Coragem, porque hoje é segunda-feira.”

*A 11ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos passará hoje por Arapiraca, em duas sessões: às 10 horas, com curtas com o tema “Lições de Humanidade”; 19h30m, curtas sobre “Gênero e Sexualidade”. No Teatro Hermeto Pascoal, com entrada gratuita.

*O projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato encerra hoje sua 18ª edição apresentando o show “Sambasoul”de Mel Nascimento. A partir das 19h30m, no Teatro Deodoro. O ingresso custa R$ 20,00 e está à venda na bilheteria do teatro.

* A Secretaria de Estado da Cultura realizará o 3º Festival Pôr do Sol Cultural, de 23 de novembro a 17 de dezembro, na orla da Pajuçara, sempre às 16 horas, para incentivar talentos locais. Foram selecionados 15 bandas de música e 15 grupos culturais.

 

“Comandantes da PM são sócios do crime organizado”

Torquato Jardim

Ministro da Justiça, sobre a criminalidade no Rio de Janeiro